cercado

Como utilizar o cercado para evitar que seu cão faça xixi no lugar errado

Já chegou em casa e encontrou uma surpresa? São inúmeras as razões para que os cães façam o xixi no local errado e, ao compreendê-las, é fácil resolvê-las.

Os animais podem fazer suas necessidades em locais inadequados, seja por causas médicas ou comportamentais. Nessa postagem abordaremos quais são as principais explicações ligadas ao comportamento dos nossos pets:

  • Treinamento incompleto

O cão até sabe onde fazer, mas por algum motivo às vezes ele não faz no lugar certo. Por exemplo, um cão que faz cocô ou xixi se está preso em um ambiente longe do lugar correto, um cão que está muito apertado e fica com preguiça de ir ao local, um cão que faz xixi para chamar a atenção do dono.

  • Demarcação de território

Um cão pode demarcar território porque há outros cães na casa, por frustração, estresse, ansiedade ou reafirmação de liderança perante os donos. A castração costuma resolver esse problema, assim como um bom reforço de liderança por parte dos donos.

Repare como as três causas podem ser resolvidas pelo adestramento e por um cercado. O primeiro é indicado a ser praticado com seu bichinho desde pequeno, para que os comportamentos se tornem naturais; já o cercado, é recomendado para limitar a área de convívio dos pets de acordo com a escolha dos donos.

  • Utilizando o Cercado

A maioria dos filhotes de 3 meses ou menos ainda não conseguem controlar a bexiga e o intestino, então eles não conseguem segurar muito tempo para fazer no lugar certo e acabam fazendo no local errado.

O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Diferente da opinião da maioria das pessoas, os cães se sentem seguros em espaços menores. 

Neste local, coloque a caminha e o potinho de água em um canto. E o mais longe possível você coloca o tapetinho higiênico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *