gato

Seu gato foge sempre?

Bichano, onde você está? Provavelmente, todas as pessoas que têm um gato em casa já “brincaram” de esconde-esconde. Esses animais com hábitos, principalmente, noturnos vivem fugindo e deixando seus donos preocupados. Mas por quê?

Gatos são bichinhos de estimação muito independentes. Estão sempre andando por aí, pulando pelos telhados da vizinhança e dando passeios noturnos. Ao mesmo tempo que isso é algo maravilhoso sobre eles, também é algo perigoso. Principalmente para aqueles que estão acostumados com um ambiente fechado, o mundo a fora pode oferecer perigos.

Mesmo enquadrando-se como crime de Crueldade contra os Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32) e previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98), os casos de envenenamento de animais em casa ou na rua não são apenas comuns, mas crescentes. Esta ação é praticada por pessoas que desejam se livrar dos animais, sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas. 

A forma de envenenamento mais utilizada é através do “chumbinho”, produto sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que é utilizado como raticida. Seu uso é ilegal, mas continua em alta escala. Não só oferece perigo aos pets, como também as crianças. No Brasil, são registradas cerca de 200 mortes de crianças causadas pelo “chumbinho” por ano.

Além disso, em 2016, cerca de 1,2 mil atropelamentos de animais silvestres e domésticos foram registrados nos 6,9 mil quilômetros de rodovias paulistas privatizadas, segundo dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Em âmbito estadual, 4% dos acidentes são causados por colisões com bichos, algumas delas fatais para os ocupantes dos veículos.

Cuidado nunca é demais!

Os felinos e os outros Pets precisam de uma proteção maior para que possam agir de acordo com sua natureza. Essa questão que parece inofensiva pode evitar grandes danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *