Gatos ronronam

Por que os gatos ronronam?

Entenda o processo de comunicação do seu pet

Quando os gatos ronronam, nós ouvimos aquele som que pode ser associado a um “motorzinho”. Ele pode ser reconfortante para o bichano e para os seus donos, mas também pode significar um pedido de ajuda. A seguir, conheça um pouco mais sobre esse comportamento e veja onde seu pet se encaixa.

Por que os gatos ronronam?

É comum associar o ronronar a um estado de relaxamento e felicidade, mas esse comportamento pode ter diferentes razões dependendo do contexto. Observe sua postura corporal e sua vocalização para entender melhor seus sinais. Assim, perceba qual dessas três situações estão fazendo o seu pet ronronar:

1. Comunicação

É uma forma do seu gato demonstrar que quer contato com você, deixando tocá-lo e manipulá-lo. Isso explica porque eles ronronam quando querem carinho, quando estão com a mãe e quando estão feridos.

2. Forma de se acalmar

O ronronar pode ser uma forma de o gato tentar se acalmar, já que é o primeiro som que ouvem ao nascer. Eles associam esse som a mãe e ao estado de segurança, e então usam o ronronar da mesma forma que os humanos utilizam a respiração em momentos de nervoso.

3.  Auto-cura

As vibrações desse som estão entre 25 e 150 Hertz, uma frequência que comprovadamente ajuda a aumentar a densidade óssea, combater dispneia e fortalecer ou até regenerar tecidos. Isso explica porque esses animais não costumam sofrer com

Como os gatos ronronam?

Tudo começa no cérebro do felino: um sinal neurológico é enviado repetitivamente para os músculos da laringe do felino, levando-os a se contrair a uma taxa de 25 a 150 vibrações por segundo. Assim, quando o gato respira, o ar que passa por suas cordas vocais produz o reconfortante som de ronronar.

É o mesmo mecanismo que faz com que os felinos maiores (leão, tigre, onça, etc.) façam o rugido. A diferença é que eles possuem estruturas mais rígidas na região e utilizam essa forma de comunicação para demarcar território e estabeleça sua condição de dominante naquele espaço.

Quando o ronronado pode ser um problema?

Como mostramos, o ronrom pode ser uma forma de comunicação positiva. No entanto, há relatos clínicos de gatos que passaram a ronronar alto quando estão assustados ou com dores.

Por isso, se você perceber que seu animal está ronronando demais e por muito tempo, sem se mostrar apto a receber carinho, é importante leva-lo ao veterinário para verificar-se de que não há qualquer condição que esteja causando dores.

Como os seres humanos são beneficiados quando os gatos ronronam?

Segundo os pesquisadores da Universidade de Minnesota, os humanos também se beneficiam com o barulho de seus pets. Eles acreditam que os felinos são os mais eficientes para o controle de estresse humano e para a redução da pressão arterial de seus donos, se comparados com outras espécies.

No estudo, realizado por dez anos, foi constatado que pessoas que possuem um gato tem 40% menos de chances de ter um ataque cardíaco.

Agora você sabe um pouco mais sobre como seu animal se comunica com você. Gostou dessa matéria? Deixe-nos um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *