fontes para gatos - gato não bebe água

Seu gato não bebe água? Veja como uma fonte para gatos pode ajudar!

Por que o gato não bebe água regularmente?” Essa é uma pergunta que todo tutor de felino tem na cabeça. A resposta talvez seja pela aversão que o pet tenha à substância, mas saiba que é possível estimulá-lo a manter-se bem hidratado e uma saída é utilizar uma fonte para gatos.

Confira abaixo o motivo pelo qual seu gato não bebe água frequentemente e saiba como a fonte para gatos pode te ajudar com isso. Boa leitura.

Motivos pelo qual o gato não bebe água regularmente

Para saber por que o gato não bebe água, é preciso entender que, quando estão na natureza, eles absorvem o líquido por meio das presas que eles comem, não sendo necessário buscar uma fonte de água alternativa a isso.

Já quando são domesticados e com uma alimentação não natural, a hidratação diminui, já que o organismo do animal não avisa quando está com sede, diferente de nós humanos, que recebemos sinais do nosso corpo sobre a necessidade de nos hidratar.

Além disso, a água causa estímulos aversivos aos gatos, já que ela dificulta a percepção dos odores, altera a sensibilidade tátil quando eles estão molhados e causa uma grande variação de temperatura, o que estressa os bichanos.

Quando se hidratam, eles também podem acabar molhando os bigodes e, como essa parte do corpo deles é altamente sensível, o contato com o líquido pode causar um incômodo muito grande a eles.

Como incentivar a ingestão de água?

Agora que você entendeu por que o gato não bebe água, é hora de aprender a incentivar o seu pet a hidratar-se com mais frequência, visto que a baixa hidratação pode causar alguns problemas no trato urinário e infecção renal.

Os gatos têm o olfato muito sensível e a água minimamente suja já pode causar aversão ao líquido, por isso, manter a água sempre limpa e fresca pode ser uma forma de incentivá-los a se hidratar mais vezes.

Mude a água do pote pelo menos uma vez ao dia durante o inverno e, no mínimo, duas vezes durante o verão ou em dias mais quentes. Também deixe o bebedouro do seu gato longe do sol.

Colocar o potinho de água em locais estratégicos também pode ajudar a melhorar a hidratação do seu gato. Deixe um ao lado do comedouro e também nos ambientes que ele mais frequenta, assim ele terá acesso facilitado, sem precisar se locomover tanto.

Como a fonte para gatos pode ajudar?

Ao saber por que o gato não bebe água, é possível buscar outras alternativas além das citadas acima, já que ainda assim, eles podem não querer se hidratar com tanta frequência. E uma excelente forma de atraí-los é usando uma fonte para gatos.

Você já deve ter percebido que os gatos são atraídos por coisas que se mexem. Isso não seria diferente com a água. A fonte para gatos mantém o líquido em movimento, o que atrai o pet e ainda impede que o líquido fique parado, o que pode atrair bactérias.

No catálogo na NF Pet, você pode encontrar uma fonte para gatos acessível e eficiente. Além de manter a água mais fresca, por conta de seu recipiente de cerâmica, as pedras alojadas na parte superior servem de filtro, impedindo que objetos indesejados entrem.

Quais os benefícios que uma fonte de água para gatos pode trazer?

Entre as principais vantagens que a fonte para gatos pode oferecer, podemos citar:

  • Água corrente disponível 24 horas por dia;
  • Filtragem e oxigenação constante da água;
  • Estímulo para o gato ingerir mais líquido ao longo do dia, contribuindo para manutenção da saúde do trato urinário.

Só não esqueça que, para não atrapalhar o desempenho da fonte para gatos, você deve trocar a água diariamente e fazer a limpeza semanal dela e dos seus componentes, usando apenas esponja e água.

Apesar de termos abordado a falta de ingestão de água, o excesso também pode ser um problema. Por isso, se o seu gato estiver bebendo muita água, leve-o a um veterinário o quanto antes.

Conseguiu entender por que o gato não bebe água regularmente e como a fonte para gatos pode ajudá-lo a resolver esse problema? Cabe ao tutor ajudar a incentivar a hidratação do pet, assim, a saúde do bichano estará em dia.

Ficou interessado em adquirir esse produto? Veja a Fonte de Água para Gatos da NF Pet

One thought to “Seu gato não bebe água? Veja como uma fonte para gatos pode ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *