Pet de apartamento

Pet de Apartamento: Tenha um cantinho só dele!

Facilite a sua vida e a do seu amiguinho.

Ter um pet de apartamento é lidar o tempo todo com o problema de espaço. Afinal, muitas vezes os animais acabam destruindo os móveis e, até, fazendo xixi fora do lugar adequado. Por isso, é importante que você crie um espaço apropriado para que ele fique seguro e confortável. Assim, ele terá um local só dele, onde se sentirá importante e feliz, afinal, é isso que interessa!  

Se eu quiser ter um pet de apartamento, o que devo considerar?

Primeiramente, conflitos entre vizinhos, por causa dos pets, são muito comuns devido o barulho e comportamentos destrutivos. Depois, você deve considerar qual animal você deseja, já que alguns demandam mais atividades físicas, enquanto outros têm hábitos mais sedentários.

A decisão de ter um pet de apartamento deve ser extremamente consciente, pois demandará um certo esforço até que haja uma adaptação entre o animal e a realidade de seu dono.

Ainda dentro desse assunto, leia nosso artigo “6 Raças de Cachorro Para Apartamento

Por que é importante que o pet tenha seu próprio espaço?

Isso é muito mais do que uma comodidade para o dono do animal. O espaço escolhido será onde o pet demarcará como seu território e construirá sua personalidade. Assim, o bichinho desenvolverá uma relação com seu lugar, gerando segurança, proteção, cheiro e conforto.

É possível que exista uma ideia de isolamento quando falamos em delimitar um local para o seu amiguinho, mas ela precisa ser desmistificada. Muitos animais são de toca, ou seja, é da natureza deles buscar um refúgio. Por isso, eles se sentem confortáveis quando sabem que possuem um ambiente só deles.

Qual o espaço adequado que meu pet precisa para se sentir bem?

  • Tamanho

Sabe aquilo de que tamanho não é documento? Essa teoria pode se aplicar aqui. Muitos cães preferem espaços menores pois, espaços calmos, confortáveis ​​e fechados lembram seus lares ancestrais.

  • Segurança

No caso de animais mais velhos, realize a limpeza básica do local. Entretanto, filhotes pedem por uma atenção redobrada pois, são extremamente enérgicos e curiosos. Por isso, siga as cinco recomendações a seguir:

  1. Armazene materiais de limpeza e alimentos em outra sala, ou armários altos de portas trancadas.
  2. Arrume os cabos elétricos ou esconda-os atrás de móveis.
  3. Remova latas de lixo ou substitua por modelos à prova de cães.
  4. Retire de perto tênis, roupas, brinquedos e qualquer outra coisa que você não quer que seu cachorro brinque enquanto você não está por perto.
  5. Ajuste o ambiente para uma temperatura confortável e não deixe em aquecedores de espaço desnecessários e perigosos.
  • Conforto

Caso você não tenha o costume de permitir que o animal deite no sofá, faça uma cama suave e relaxante o ponto focal da área criada para o pet. Esse conforto também trará segurança ao seu amiguinho, pois ele verá como uma espécie de porto seguro.

  • Elementos calmantes

Os detalhes fazem a diferença. Por isso, procure permitir uma visão externa para que o pet sinta-se mais calmo durante o dia. Sons também podem ajudar, uma vez que a música clássica suave ou os sons da natureza conseguem acalmar animais ansiosos.

  • Distração

É importante lembrar que, mesmo com o cantinho reservado para o pet de apartamento, eles precisam de exercícios mentais e físicos. Então, mantenha a área selecionada com brinquedos e atividades, para que os animais possam ser estimulados.

Qual o melhor lugar do apartamento para fazer o cantinho do meu pet?

Na realidade, isso depende muito. Aconselhamos que você escolha uma área calma, sem muito trânsito de pessoas. Pensando nisso, uma ótima opção é a região da lavanderia, onde você também pode reservar um local para armazenar todos os produtos referentes ao animal (ração, coleira, areia, brinquedos).

Para delimitar o espaço, aconselhamos o uso de grades ou portões. No mercado, você encontrará diferentes modelos e tamanhos que podem atender as suas necessidades, como o canil octogonal. Ele é composto por oito módulos de grade dobrável, sendo facilmente montado formando um canil ou uma cerca.

Então, essa matéria te ajudou? Deixe-nos um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *