aumentar as vendas no seu pet shop

Como aumentar as vendas no seu pet shop em períodos sazonais

Tire proveito dessas datas do ano

Aumentar as vendas no seu pet shop pode ser um grande desafio para os lojistas, principalmente no final do ano. Afinal, as pessoas concentram seus gastos em viagens, presentes e deixam de lado as compras para seus bichinhos. Por isso, pensando nessa época e nos outros períodos do ano, nós trazemos estratégias para que você saiba lidar da melhor forma com as principais datas do calendário.

O que são datas sazonais?

Primeiramente, é importante explicar que elas compreendem em épocas com grande procura (sazonalidade positiva) e baixa procura (sazonalidade negativa) feita pelo público alvo. Para que seu estabelecimento esteja preparado nessas épocas, é importante que você se atente a dois fatores:

  • Gestão de capacidade: Quantidade de serviços e produtos que o seu pet shop consegue fornecer em determinado período de tempo
  • Demanda: Volume de produtos e serviços que o mercado pet está precisando naquele momento específico

Como aumentar as vendas no seu pet shop durante essas épocas?

  • Foque nos seus clientes

Primeiramente, classifique os seus clientes em três categorias: fiéis, neutros e esporádicos. Dessa forma, você consegue entender os consumidores e elaborar diferentes estratégias para cativar cada um.

Para os clientes mais fiéis, envie emails e mensagens no WhatsApp para avisar das novidades e promoções da sua empresa. Assim, ele terá uma ideia de exclusividade.

Já para os clientes esporádicos e neutros, faça promoções com descontos. Aqui, o seu objetivo é aproximar o consumidor para desenvolver uma fidelidade e, consequentemente, aumentar as vendas no seu pet shop.

  • Histórico de vendas como aliado

Veja quantas vendas sua loja costuma realizar, se os vendedores irão dar conta de uma promoção ou se você precisará contratar mais funcionários, quais itens vendem mais e quais vendem menos, entre outros dados. Depois, é hora de analisar o mercado e ver qual a estratégia mais vantajosa para o seu pet shop.

  • De olho no seu estoque

É necessário um monitoramento de quais produtos são mais comprados quando a sazonalidade é positiva. Aumente a quantidade desses itens no estoque para sempre ter em mãos quando o consumidor for adquiri-los.

Em períodos de sazonalidade negativa, faça promoções com os produtos que ficam parados no depósito. Além de aumentar suas vendas, o fluxo de clientes também subirá.

  • Defina a sua campanha

Para cada data comemorativa no ano existe uma pessoa que será afetada por ela e um objetivo por trás da campanha. Pense em quais datas serão interessantes para o seu pet shop esse ano e qual resultado que você espera que a ação promocional traga para o seu negócio. Exercite sua criatividade para driblar a concorrência.

  • Escolha as datas com antecedência

Assim, você pode pensar em qual data trará mais lucro para o seu negócio, qual trará mais clientes novos, com qual fornecedor fazer parcerias, entre outros benefícios.

  • Elabore estratégias de marketing

Sendo o mercado pet um dos mais concorridos, atrair a atenção dos consumidores é essencial. Dessa forma, quando pensar em estratégias de marketing para o seu negócio, considere:

  • anunciar a novidade antes da data;
  • informar para o cliente o que será ofertado durante a data escolhida. Dessa forma, é possível despertar o desejo de compra;
  • agradecer aos consumidores que compareceram e nutrir o relacionamento com o cliente após a data estipulada.
  • Faça promoções

Para que as promoções realmente ajudem nas vendas, você deve seguir alguns passos:

  • tenha um objetivo claro;
  • determine um desconto ou condição especial que não prejudique sua margem de lucro;
  • confira o estoque;
  • estabeleça uma data para o início e fim da promoção;
  • por fim, defina como será feita a divulgação.
  • Redes sociais

Elas serão suas maiores aliadas na hora de elaborar uma propaganda para pet shop. Afinal, você pode divulgar seus produtos e novidades, além de poder usar links que levam direto para o site do pet shop. Por isso, leve a sua empresa para onde o seu cliente está.

Por fim, cheque os resultados dos seus esforços para ter certeza se o investimento teve o retorno esperado. Dessa forma, você pode analisar o que precisa melhorar e desenvolver estratégias cada vez mais assertivas para aumentar as vendas no seu pet shop nas próximas datas sazonais.

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