bigode de gato

Entenda a importância do bigode de gato

Muitas pessoas, principalmente em médias e grandes cidades, moram sozinhas em prédios. Nesse quadro, tem sido cada vez mais comum a adoção de um animal doméstico como uma companhia. Dessa forma, ganham destaque os charmosos e temperamentais felinos, bichinhos perfeitos como pets de apartamento. Se você tem um deles, é bom que conheça um pouco sobre a relevante utilidade do bigode de gato.

Já parou para pensar nisso? Esses pelos especiais não são simplesmente decorativos, muito pelo contrário. Eles servem como sensores de acontecimentos externos que podem exigir uma reação. Por exemplo: quando um predador, como um cão bem maior, está por perto.

Outra função desses fios é ajudar o gatinho a entender a sua localização. Isso porque o bigode de gato desempenha um papel parecido com o tato e o olfato. Desse modo, em ambientes com pouca ou nenhuma luz, esses animais usam esses pelos como os navegadores fazem com a bússola. Isso mesmo! São partes do corpo que operam como antenas para transmitir a posição espacial, o que protege os bichanos de possíveis ameaças e até mesmo acidentes.

Como sabemos que é frequente cuidar dos pets como filhos, temos a certeza de que você só quer o melhor para ele, certo? Nesse sentido, é essencial ficar de olho em informações que possam interferir na saúde e no bem-estar do animal. Quer saber mais? Então veja neste post dicas incríveis sobre a importância do bigode de gato. Confira!

Radar para caça e fuga

Embora haja muitos bichanos vivendo em apartamentos, os felinos gostam de sair sozinhos para passeios. Quando eles perdem esses filamentos tão estratégicos para o organismo, essa caminhada solitária pode se transformar em uma aventura perigosa.

Afinal, são esses fios aparentemente inúteis que vão passar para o bicho dados sobre ameaças durante o trajeto: carros, outros animais maiores, gatos agressivos, humanos etc. Dessa forma, as atividades predatórias ou percepção de ameaças não dependem apenas da visão, olfato ou audição.

Devido a essa significativa atribuição protetora, esses pelos são mais firmes e fortes do que os do restante do corpo. Desse jeito, a chuva, o vento intenso e os deslocamentos em alta velocidade não são capazes de rompê-los, já que são muito resistentes.

Além disso, é por meio do bigode de gato que eles percebem se conseguirão avaliar espaços, auxiliando ao pular de um lugar para o outro ou passar por um local mais estreito, já que esses pelos têm quase a mesma largura que o corpo do bichano, evitando que eles fiquem presos ou enroscados.

Percepção de perigos no escuro

Vale lembrar que a visão não é muito desenvolvida nesses pets. Dessa forma, eles geralmente não veem pessoas nem objetos que estejam à distância superior a 30 centímetros deles. Essa deficiência é ainda mais aguda quando há pouca ou nenhuma luz.

Para compensar essa falha na habilidade cognitiva, o bigode de gato entra em ação: ele é projetado para frente, capta estímulos e cria imagens tridimensionais no cérebro do pet, sendo um sensor que melhora a noção espacial do bichano.

Por esse motivo, os gatos costumam ter entre 8 e 12 pelos em cada lado do rosto, que ficam na parte superior da boquinha, nas bochechas, no queixo e até mesmo sobre os olhos. Enquanto os bigodes de cima fazem movimentos involuntários, os de baixo são comandados pelo gatinho e têm a serventia de perceber objetos e seres vivos com mais exatidão.

Demonstração das condições de humor

Além de assimilar fatos de fora, o bigode de gato também funciona para ele próprio se comunicar. Ou seja, dá para entender o estado de humor do seu bichano conforme ele mexer essas pestanas.

Quando esses pelos estiverem de lado e não tão abertos, significa que o felino está calmo e se sentindo seguro. Nesse caso, ele pode ficar tão relaxado que talvez até resolva ronronar ou se espreguiçar.

Por outro lado, bigodes para frente e mais espalhados sinalizam que o gato está em alerta, tensão ou a desconfiança de que há algo perigoso por perto. Na contramão disso, quando os pelos ficam deslocados para trás, quase achatados com o rosto, o gato geralmente está demonstrando insegurança e medo, podendo desenvolver agressividade.

Um felino que sai na rua sem o dono, se tiver seus bigodes completamente removidos, provavelmente terá dificuldades de conhecer qual é o seu posicionamento e, assim, poderá ter problemas para voltar para o lar. Já os animais totalmente domésticos, que nunca saem de casa, talvez não sintam tanta falta desses fios. De qualquer forma, o melhor é não cortar.

Também é preciso que o tutor fique atento caso o bigode de gato comece a cair de forma recorrente. Eles são como pelos e é normal que caiam e sejam substituídos por novos, porém, se estão frágeis e caindo com muita frequência, pode ser um sinal de que o gatinho esteja com alguma disfunção ou com deficiência nutricional.

Como você já deve ter percebido, o bigode de gato é muito mais do que um enfeite para deixá-lo cheio de charme e fofura. Esses fios são cruciais para ajudar na orientação espacial, para fugir dos riscos e até mesmo para revelar seus sentimentos

Esses pelos também servem como proteção para os olhos e rosto, sendo uma espécie de antena protetora, detectando quando algo se aproxima do rosto, evitando maiores danos. O bigode de gato também tem papel importante na socialização, já que os bichanos o utilizam para avaliar a intenção ou o estado emocional de outros gatos ou animais.

Além de não ser nada indicado cortar esses pelos, os donos jamais devem puxá-los, o que causa imensa dor. E você? Quer aprender mais coisas para deixar seu gatinho contente? Então veja nosso post sobre fontes de água corrente e frescas para gatos!

2 thoughts to “Entenda a importância do bigode de gato”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *