cachorro não pode comer

6 alimentos que o cachorro não pode comer

Quem ama os pets e os trata com todo carinho sempre quer o melhor para eles, não é mesmo? Por isso, sempre bate aquela preocupação com o amigo de quatro patas. Quando o assunto é a alimentação, além da agonia, a gente fica com um monte de dúvidas. Afinal, o que o cachorro não pode comer?

Primeiramente, é preciso saber que existem alimentos liberados para o cão. No entanto, é necessário que esses ingredientes sejam oferecidos com muita cautela, como um complemento nutritivo. A ração deve ser mesmo o prato principal. Diante disso, o exagero de gostosuras tem que ser evitado.

Por outro lado, alguma iguarias, inclusive frutas e legumes, são muito saudáveis para as pessoas, mas fazem mal à beça para os bichinhos.

As consequências de servir comida inadequada para os amigos peludos dependerão do volume de alimento ofertado, do tamanho desse pet e da idade do animal. Quer tirar as suas dúvidas de uma vez por todas? Então veja neste post 6 alimentos que o cachorro não pode comer. Confira!

1. Abacate

Por conter um elemento chamado persin, o abacate não é nada apropriado para os cães. Essa substância costuma provocar desarranjos intestinais e vômitos. Aliás, ela é tão nociva que você deve tomar cuidado se o seu pet tiver a mania de “roubar” comida de vez em quando. Deixe o abacate bem longe deles!

Isso sem contar o caroço, com o qual eles podem se engasgar ou até mesmo engolir. Em quantidades elevadas, essa fruta pode até levar à morte.

2. Cebola e alho

Mais dois alimentos para a lista do que o cachorro não pode comer: cebola e alho. Esses temperos tão típicos da culinária brasileira contêm dissulfeto de n-propil. Parece um palavrão, não é mesmo? Mas o fato é que essa substância destrói os glóbulos vermelhos dos cãezinhos. Diante dessa sequela, tal elemento pode gerar anemia e até fazer com que eles sangrem pela urina.

Em alguns casos, é necessário providenciar uma transfusão de sangue para salvar o amiguinho. Por essa razão, muito cuidado com aquele velho hábito de dar restinhos do almoço: arroz, feijão e até aquele inocente bifinho, se tiverem cebola e alho, são capazes de abalar a saúde do seu pet.

cachorro não pode comer

3. Leites e derivados

O leite tem a lactose em sua composição, e os cães são intolerantes a ela. Se eles ingerirem esse alimento, bem como outros feitos à base dele, os pets correm o risco de sofrer graves diarreias. Por isso, esse é mais um exemplo de item que o cachorro não pode comer.

O mesmo vale para sorvetes, queijos, purês, danones etc., que contam com o leite em sua composição. Também há muitas ocorrências de alergia na pele e de vômitos.

4. Chocolate

Em uma festa de aniversário pet, o chocolate, tão frequente nas comemorações humanas, tem de passar bem longe desses amiguinhos de quatro patas. Neste caso, a vilã se chama teobromina.

Ela causa um envenenamento no animal. Se ele comer em grande volume, não há tratamento ou maneira de impedir os malefícios de uma superdosagem. Em outras palavras, o chocolate é muito perigoso para os cães.

5. Massas

Inclua na sua lista de alimentos que o cachorro não pode comer as massas. Afinal, elas são elaboradas com leveduras, como o fermento, contraindicado para os cães. Essas substâncias provocam gases que se espalham por todo o sistema digestivo.

Nessa situação, o cachorrinho sente dores muito intensas, mas o problema é bem maior. Existe a chance de a obstrução se agravar a tal ponto que esses gases bloqueiem os canais do estômago e do intestino. Tal barreira pode levar a sérias distensões nesses órgãos.

6. Frituras

Comida frita faz mal até para as pessoas. Imagine para um cachorro? Também não é nada recomendável. A fritura provoca pancreatite, que é quando o pâncreas sofre um processo de inflamação. Há registros de óbitos de animais por causa dessa doença. Ou seja, mais um ingrediente que o cachorro não pode comer!

Saber o que o cachorro não pode comer, portanto, faz toda a diferença na tarefa de mantê-lo saudável. Com uma alimentação balanceada e pertinente ao organismo desses amiguinhos, eles ficarão mais fortes e contentes. Afora isso, se você conhecer as iguarias adequadas a eles, poderá fazer aquele tão gostoso agradinho de vez em quando. Quer outras dicas para mimar seu filho peludo? Então leia também nosso artigo sobre como fazer o cachorro feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *