mau cheiro da areia do gato

Como se livrar do mau cheiro da areia do gato?

Bichanos são ótimos porque reúnem independência e afetividade ao mesmo tempo. Mas o mau cheiro da areia do gato realmente é bem incômodo, não dá para negar.

Quem já teve um amiguinho como esse sabe bem que não é verdade que eles não sejam carinhosos. Muito pelo contrário: eles sabem, sim, ser fofos e dóceis. .

Por isso, o mau cheiro da areia do gato é praticamente o único defeito desses animais, se é que se pode culpá-los por esse inconveniente. Isso porque a bandeja sanitária só vai exalar odor se o dono não cuidar dela da maneira adequada.

Afinal, os gatinhos são extremamente higiênicos, já que limpam o próprio pelo com a língua e costumam urinar e defecar no local correto sem adestramento.

Agora, para garantir que o odor da caixinha de areia não cause desconforto à família, é fundamental tomar alguns cuidados com a limpeza desse acessório.

Além disso, esses amigos peludos também não gostam nadinha de sujeira. Sendo assim, o melhor é ter bastante cuidado com a bandeja sanitária.

Dessa forma, você vai dar motivos para o ronronar do seu gato ser sempre de alegria. Quer saber mais? Então confira nossas dicas para acabar com o mau cheiro da areia do gato. Confira!

Cubra o fundo da caixa com bicarbonato

Antes de colocar areia na caixa do gatinho, acrescente uma camada fina de bicarbonato de sódio e cubra com seis ou sete centímetros de areia. Esse produto é um excelente desinfetante e ainda suga aquela tão detestável catinga.

Porém, é preciso cuidado para não exagerar. Isso porque esse tipo de sal, em excesso, pode ser tóxico para os felinos.

Depois de inserir esse composto químico, cubra com areia e garanta que haja uma camada grossa o suficiente para o pet não encostar as patinhas no bicarbonato de sódio. Assim, você vai assegurar um ambiente agradável para a família e o bem-estar do seu pet.

Recolha as fezes todos os dias

O mau cheiro da areia do gato pode realmente ficar muito forte. Como já dissemos, isso é ruim tanto para as pessoas como para esses animais. Por essa razão, é necessário coletar as fezes diariamente.

Com esse procedimento simples, o fedor não impregna no restante da areia. Mais uma medida importante é repor um pouquinho de areia todos os dias. Isso é fundamental para que o gatinho não encoste na substância que ficou no fundo.

Outra boa razão para recolher os dejetos com frequência é o risco de haver uma alteração no comportamento do gatinho.

Se o bichano notar a bandeja sanitária repleta de cocô, ele pode começar a fazer as necessidades fora da caixinha. Afinal, os felinos são seres muito limpos.

Lave o recipiente uma vez por semana

Outro passo crucial para afastar o mau cheiro da areia do gato é lavar a caixa uma vez por semana. Despeje a areia no saco de lixo e lave o recipiente com água sanitária ou outro produto desinfetante sem cheiro.

Em seguida, deixe o utensílio sanitário secar ao ar livre. Depois, recoloque o bicarbonato e a areia nova. Você vai notar que essa limpeza semanal já faz uma grande diferença no odor do ambiente.

Desinfete a bandeja mensalmente

A cada 30 dias, faça uma limpeza mais aprofundada na caixa. Primeiro, lave com a água sanitária, procedimento que deve ser feito uma vez por semana.

Após esse processo, para reforçar a limpeza, jogue água quente e mantenha de molho por alguns minutos. Se providenciar essa higienização uma vez por mês, não terá mau cheiro na areia do gato. Pode acreditar!

Ofereça refeições da forma adequada aos gatos

Mais uma dica é se preocupar com a procedência de todos os itens. Procure por pet shops que tenham tradição no ramo e ofereçam produtos de real qualidade.

Isso vale para a caixinha, para a areia e também para a ração do seu gatinho. Afinal, a alimentação e a hidratação também interferem na forma como esses pets vão fazer as suas necessidades fisiológicas.

Quando estressados, os bichanos costumam mudar o local onde urinam e defecam. Sendo assim, pequenas atitudes podem evitar que eles se sintam mal. Por exemplo: você sabia que as tigelas de comida para cães não são apropriadas para os felinos? Isso mesmo!

Com as vasilhas comuns, os bigodes do gato ficam esbarrando nas laterais, o que deixa esses bichinhos extremamente irritados. Nesse estado de humor, os pets podem fazer as necessidades fora do local correto.

Diante disso, saiba que já existem comedouros especialmente para bichanos, em formato côncavo, que deixam os bigodinhos livres para eles fazerem refeições mais tranquilos.

Outra boa dica são bebedouros com água corrente. Muitos gatinhos odeiam água parada, e esse utensílio é bastante apropriado.

Dessa forma, com o bichano calmo e feliz, dificilmente ele vai evacuar ou fazer xixi em lugares impróprios. Como consequência, toda a família também fica sossegada.

Deixe o reservatório de areia em locais arejados

O mau cheiro da areia de gato se acentua em recintos fechados. Isso porque o odor não encontra um escape para se propagar. Com isso, o cheiro forte vai infiltrando no ambiente.

Por esse motivo, coloque a bandeja de dejetos em áreas com uma circulação de ar melhor: uma varanda, no quintal, desde que em áreas cobertas, ou então perto de uma janela. Assim, o fedor acaba sendo dissipado.

Substitua a caixinha anualmente

Por mais que você tome todos esses cuidados, com o passar dos meses, a sujeira cria uma crosta na caixa de areia. Desse modo, chega um momento que não é mais viável limpar da forma correta.

Nesse quadro, a alternativa é trocar o recipiente todos os anos. Assim, bactérias, germes e demais micro-organismos não acumularão na bandeja. Com uma nova unidade, a tarefa de higienizar esse acessório também ficará mais simples.

O mau cheiro da areia do gato, portanto, é simples de resolver. Alguns poucos cuidados são necessários para se livrar desse problema. Tais providências são quase nada perto da alegria que um gatinho proporciona, não é mesmo? Afinal, eles são inteligentes, gostam de carinho e dão pouquíssimo trabalho.

E aí? O que achou do nosso post? Que tal saber mais dados para deixar seu bichano contente? Então leia também nosso artigo sobre a importância do bigode de gato!

Por favor, siga-nos e curta-nos
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *