Filhotes de Cachorro Roem as coisas

Por que os filhotes de cachorro roem as coisas?

Apesar de ser natural, algumas raças de filhotes de cachorro tem uma tendência maior a desenvolver esse comportamento.

Eles são fofos e irresistíveis, mas isso não quer dizer que não possam ser destrutivos. Filhotes de cachorro de todas as raças usam seus dentinhos para descobrir o mundo e, com isso, chinelos, cadeiras e tantos outros objetos acabam roídos. Entender esse modo de se comportar pode ajudar seu pet e sua relação com ele.

O que faz com que filhotes roam os objetos?

O primeiro motivo é que, semelhante a um bebê humano, a tendência é morder tudo que eles encontram de novo pela frente como forma de reconhecimento. O segundo motivo é que, de três a seis meses depois do nascimento, acontece a troca de dentes do cachorro. Esse processo causa um certo incomodo e coceira. O ato de roer algum objeto ajuda muito a conter este tormento.

Importante lembrar que roer tem a função semelhante a de uma escova de dentes. O atrito dos dentes com essas superfícies elimina a placa bacteriana que forma o tártaro. Ele é o grande responsável pelo aparecimento de doenças periodontais, que causam a perda precoce dos dentes de cães e gatos.

Quais objetos cachorros podem roer?

Com ossos, os filhotes de cachorro se abastecem de minerais, principalmente de cálcio. Existem os sintéticos, feitos de couro de boi, e os ossos naturais. Os sintéticos têm formas variadas, e o animal os consome rapidamente. É contraindicado apenas para cães que têm diarreias frequentes por intolerância a esses produtos.

Os ossos naturais podem ser dados, desde que grandes e cozidos. Por quê? De forma contrária, os ossos naturais podem causar perfurações intestinais e diarreia. Ou seja, nada de ossos de galinha para seu cão.

Quais raças de cachorro roem mais?

A Vetstreet realizou uma pesquisa com 284 profissionais veterinários para descobrir quais as principais raças de filhotes de cachorro que costumam roer os objetos. Foram listadas cinco e suas características que as levam a esse comportamento.

  1. Labrador Retiver

Essa raça recebeu seis vezes mais o número de votos do segundo colocado. O labrador retriever tem grande energia e apetite, seja por alimentos ou por objetos. Ainda assim, é a raça mais popular nos Estados Unidos, segundo a American Kennel Club.

  1. Beagle

Essa raça é conhecida por um ótimo olfato, pela necessidade de agradar e pelo apetite. Quando esse tremendo amor pela comida é levado em conta, não é uma surpresa encontrar o pé da cadeira roído.

  1. Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça criada para ser uma raça ativa. Por isso, em situações de tédio, há uma propensão para mastigar. Use o reforço positivo para direcioná-lo aos brinquedos de morder apropriados desde cedo para ajudar a restringir o comportamento destrutivo.

  1. Pitt Bull

Conhecido por suas poderosas mandíbulas, uma vez que essa raça decide mastigar algo, não tem muita chance de recuperação. Porém, com exercícios e treinos suficientes, você pode reduzir essa mastigação destrutiva.

  1. Jack Russel Terrier

Lembra do Maylon, cachorrinho do Máscara? Bom, essa raça tem energia ilimitada, o que pode torná-lo uma excelente escolha para competições de agilidade. Porém, se essa intensidade não for sanada, ele pode facilmente ficar entediado e destrutivo com suas mandíbulas e suas patas.

O seu pet está na lista que apresentamos? Conte-nos se você teve problemas com esse comportamento na sua casa. Não esqueça de ler nosso artigo sobre como solucionar comportamentos destrutivos do seu cachorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *