cuidados com os animais no verão

5 erros nos cuidados com os animais no verão

Os cuidados com os animais no verão devem ser sempre redobrados nessa época do ano, pois eles são afetados pelas altas temperaturas tanto quanto os humanos. Por isso, são necessárias algumas medidas para diminuir o desconforto e manter a saúde dos nossos amiguinhos durante essa estação, já que o calor excessivo pode causar hipertermia nos bichinhos, entre outros problemas.

Confira abaixo alguns cuidados com os animais no verão que os tutores devem ter.

Quais são as ameaças para os animais no verão?

Diferente de nós, humanos, os animais não soltam suor quando estão com calor. A temperatura corporal deles é regulada por meio da respiração, por isso, nos momentos mais quentes, eles ficam “ofegantes”. Por isso, é importante deixar os animais em locais cobertos, arejados e com água sempre fresquinha. Agora que você entendeu o comportamento dos pets no calor, veja algumas das principais ameaças aos animais durante a estação mais quente do ano:

Parasitas

Nas altas temperaturas, pulgas e carrapatos encontram condições perfeitas para a reprodução. Em uma paradinha em um canteiro contaminado por parasitas, os animais podem sofrer com a infestação. E esse cuidado com os animais no verão não pode ser deixado de lado, já que isso poderá afetar a saúde do bichinho.

Hipertermia ou insolação

Todos os animais estão sujeitos a esses problemas, mas os cães com focinho curto – como o Buldogue, Pug e Lhasa Apso – são os mais atingidos. Primeiramente, a hipertermia se manifesta por meio do aumento na frequência respiratória, evoluindo para falta de ar e presença de mucosas arroxeadas, consequência do aumento exacerbado da temperatura corpórea. Por fim, o animal chega a desmaiar e a ter convulsões, correndo risco de morte.

Pernilongos

Principalmente nas regiões praieiras, os animais ficam mais expostos às picadas de pernilongos, alguns deles transmissores de enfermidades. Um exemplo é a dirofilariose, popularmente conhecida como “verme do coração”. Nessa doença, o verme parasitário Dirofilaria immitis se instala no lado direito do coração dos animais e provoca diversas complicações à saúde.

Quais são os cinco principais erros nos cuidados com os animais no verão?

Se nós já sofremos com as altas temperaturas da estação mais quente do ano, imagine os bichinhos, por isso, os tutores precisam se atentar ainda mais aos cuidados com os animais no verão e evitar alguns dos principais erros, confira:

Negligência com enfermidades causadas por pulgas, carrapatos e vermes

Aconselhamos que você procure em pet shops por produtos que associam substâncias que combatem pulgas, carrapatos e verminoses. Assim, os bichinhos ficarão protegidos de uma vez por todas!

Além disso, faz parte dos cuidados ficar atento aos ambientes frequentados pelos animais. Dependendo do caso, você pode recorrer à dedetização para acabar com os riscos. Também é possível passar repelentes próprios para os animais, que ajudarão a distanciar alguns insetos que podem ser prejudiciais ao pet.

Horários prejudiciais

Evite passear com seu bichinho em horários muito quentes, entre 10h e 16h, geralmente. Priorize o período logo pela manhã ou à noite muitas vezes é o suficiente para a prevenção, assim, evita-se que os coxins sofram queimaduras e diminui-se a chance de insolação.

Falta de hidratação e cuidados com o ambiente

Quando a temperatura está elevada, manter o animal hidratado, ao longo do dia, é um dos principais cuidados com os animais no verão. Além disso, durante os passeios, é importante respeitar os limites dos animais procurando um local sombreado para ele descansar e beber água. Dessa forma, ele retomará a caminhada com a temperatura corporal mais controlada.

Além disso, você deve garantir que o local em que o animal vive seja arejado, sombreado e com acesso fácil a água fresca. Em alguns casos, conte com o auxílio de ventiladores de ambiente ou ar condicionados para abaixar as temperaturas.

Tosa muito curta

Para tentar ajudar os animais no verão, seus donos recorrem à tosa sem pensar duas vezes. Contudo, a pelagem serve como um regulador de temperatura, ajudando o cão a manter o corpo quente no inverno e fresco no verão. Enquanto isso, o subpelo evita a absorção em excesso de calor e queimaduras, caso a pele fique diretamente exposta ao sol.

Então, se optar por tosar o seu bichinho, avalie se vale a pena cortar o pelo rente à pele. É recomendado, para algumas raças, deixar cinco centímetros de pelo para que o animal fique mais protegido.

Descaso com a proteção solar

O uso do protetor solar é essencial, principalmente para animais de pelagem branca, para prevenir queimaduras e até mesmo o câncer de pele. Ele deve ser aplicado sobretudo nas áreas mais expostas ao sol, como focinho, barriga e pontas das orelhas. E se você fica preocupado com as lambidas dos animais, saiba que o produto tem um gosto amargo que evita isso.

Então, gostou desse artigo? Leia também “Como fazer seu cachorro feliz?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *