gatos deixam comida

Por que os gatos deixam comida na beirada do pote

Se você tem um felino em casa, provavelmente já reparou que os gatos deixam comida na beirada do pote, não é mesmo? Muitos donos ficam curiosos em descobrir as causas desse estranho comportamento.

Na verdade, com as tigelas convencionais, não adaptadas para os bichanos, os bigodes desse animal acabam esbarrando nas paredes do recipiente. Por causa disso, eles sentem muita irritação ao tentar pegar ração do cantinho. Isso acontece porque os bigodes têm muita sensibilidade.

Diante disso, os tutores que tratam seus pets como filhos costumam se perguntar: mas como resolver esse problema?

Por essa razão, preparamos este post com dicas incríveis sobre por que os gatos deixam comida nas laterais dos potes e o que fazer para acabar com isso. Assim, você vai garantir um felino feliz e de bem com a vida. Acompanhe!

Desconforto

Os gatos deixam comida na tigela principalmente quando elas são muito estreitas. Afinal, com a largura insuficiente, os bigodes ficam raspando nas paredes.

Esse movimento causa muito incômodo para o gatinho, que prefere comer menos a ter que buscar a ração nos cantos.

Isso é uma questão tão delicada para os bichanos que alguns, depois de passarem muito estresse para comer, simplesmente começam a rejeitar os alimentos.

Em outros casos, a insatisfação é tão grande que pode gerar reações agressivas. Por exemplo: o gatinho tem um ataque de ira e arremessa a tigela para longe.

Outros felinos simplesmente insistem em miar para que o dono reponha a ração no meio do potinho, onde ele consegue se nutrir com mais facilidade. Por tudo isso, é muito importante garantir que o gato beba água o suficiente e tenha uma dieta balanceada.

Extrema sensibilidade

Os bigodes de gato são órgão receptores com interligação à musculatura da face. Ou seja, eles são como antenas que captam informações do ambiente e repassam esses dados para o cérebro.

Tanto isso é verdade que os felinos usam os bigodes para sentir até a direção do vento, as vibrações de ondas sonoras e o movimento de outros animais.

Por causa dessa característica, os gatos deixam comida na beirada por acharem essa situação muito próxima do insuportável.

Afora isso, é preciso lembrar que, com alguns determinados formatos de tigelas, os bigodinhos quase dobram, isto é, são praticamente espremidos contra as laterais do pote.

Desse modo, também é muito comum os gatinhos interromperem as refeições toda hora. Assim, eles ingerem uma pequena porção e param.

Depois, voltam a engolir mais um pouquinho e dão uma nova pausa. O que aparenta ser uma reação bastante estranha, pode ser simplesmente a irritação com esse problema.

Mas também há outros comportamentos indesejados quando essa situação se repete. Alguns podem tentar espalhar a comida no chão. Quando há mais de um gatinho na mesma casa, esse incômodo pode ser motivo de brigas entre eles.

Focinho curto

Mais uma razão pela qual os gatos deixam comida na beirada dos potes é o focinho curto e achatado. Para alcançar o alimento nas bordas, os gatos têm de virar a cabeça para tentar pinçar o alimento com a língua.

Por tudo isso, os tutores devem providenciar potes adequados para esses animais. Isso vai afastar as chances de má conduta, de depressão e de distúrbios alimentares. Aliás, esse dilema pode até gerar uma fuga do gato.

Altura

Gatos deixam comida nas extremidades do pote também por causa da altura das tigelas convencionais, que costumam ser muito baixas para eles. Isso mesmo!

Para garantir uma boa postura nas refeições, os gatinhos precisam estar com as quatro patinhas apoiadas no chão. Isso vale para qualquer idade, tanto para os que comem em pé, como para os que se alimentam sentados.

Sendo assim, com tantos inconvenientes, é fundamental providenciar a tigela apropriada para seu felino. Desse modo, você vai assegurar ronronados de felicidade por toda a casa diariamente.

Na realidade, o design dos comedouros tradicionais foi produzido para atender a uma necessidade humana. Isso porque a forma desses objetos tem esse desenho para evitar que a ração caia para fora e gere sujeira.

Felizmente, porém, hoje em dia há fabricantes de produtos que pensam no bem-estar animal em primeiro lugar. No caso das tigelas para gatos, elas precisam de diâmetros largos, pouca profundidade e formato côncavo para a refeição ficar concentrada no centro do recipiente.

Como você já deve ter notado, gatos deixam comida nas laterais de tigelas porque seus bigodes sensíveis esbarram nas paredes.

Esse choque constante na hora de comer deixa o felino mal-humorado e até enraivecido. Quer saber mais sobre esse tema? Então leia também nosso post sobre a importância do bigode de gato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *