gato bebe água

Por que gato bebe água da torneira?

Quando a gente tem um gatinho em casa, acaba se acostumando com algumas características de sua personalidade forte. Afinal, felinos costumam ser muito sistemáticos mesmo. Um desses gestos excêntricos é que o gato bebe água da torneira sempre que pode.

Isso acontece porque os bichanos também são bastante rigorosos com a qualidade daquilo que tomam. No entanto, essa conduta não é nenhum capricho. Afinal, assim como com qualquer ser vivo, a hidratação é um importante componente da saúde dos bichanos.

Por essa razão, os felinos preferem a água corrente de forma instintiva. Esse ato acontece por causa do risco de contaminação em água parada, que todos nós conhecemos.

Nesse quadro, vira e mexe vemos o bichano deixar a vasilha de lado. Alguns até viram a tigela para lamber direto do chão. Mas por que eles fazem isso? Neste post, vamos desfazer esse mistério e ajudar você a deixar seu gato feliz!

Semelhança com a natureza

Uma das explicações para essa conduta dos gatinhos é um instinto de sobrevivência selvagem. Embora eles não tenham consciência da transmissão de enfermidades em água parada, eles entendem como devem agir por pura intuição.

Esse fenômeno é bem semelhante com o que ocorre na brincadeira gato versus pepino. Também por causa de um sentimento primitivo, os felinos têm atitudes inesperadas, como dar enormes saltos. Tal conduta tem a ver com o medo de o pepino ser um predador.

De modo parecido, o gato bebe água da torneira porque, em circulação, ela é mais saudável. Quem faz trilhas, médicos, agentes sanitários e similares também sabem que a água estática é realmente muito perigosa. Afinal, ela fica muito mais vulnerável à contaminação, e um exemplo disso é a dengue.

Além disso, há também a questão de que os ancestrais selvagens dos gatos bebiam água de fontes naturais, como córregos, rios, riachos, ou seja, água geralmente fresca e com menos impurezas, assim, os bichanos domesticados buscam água corrente pela semelhança ao líquido encontrado na natureza.

Temperatura

Mais um motivo pelo qual o gato bebe água é a temperatura. Nos potinhos, ela acaba esquentando, sendo que eles gostam de água bem fresquinha. Por isso, esses pets não perdem a oportunidade quando alguém abre uma torneira, já que a água fica em uma temperatura mais fria, que traz mais sensação de frescos a eles.

Como a maioria dos donos não tem tempo de ficar em casa para garantir uma água mais fria sempre, muitos têm aderido à fonte para gatos. Esses equipamentos, que funcionam com energia elétrica, asseguram que a água fique em um fluxo constante.

Além disso, é possível escolher modelos de cerâmica, que resfriam ainda mais. Desse jeito, os tutores proporcionam o completo bem-estar do animal.

Hábito

Como já dissemos, não é segredo que os gatos são seres cheios de manias. Por isso, esse comportamento pode ser reforçado quando se torna um hábito incorporado na rotina. Ou seja, o animal começa a agir assim por instinto, e tal atitude é acentuada porque o pet se acostuma a repeti-la.

Alguns bichanos, por exemplo, acabam deixando a comida na beirada do pote por causa dos bigodes, que são muito sensíveis e são esmagados quando eles tentam remover a comida dos cantos da tigela.

Quando um felino inicia com uma cisma assim, dificilmente vai parar sem uma intervenção, como oferecer recipientes mais largos.

Da mesma forma, ele pode apresentar esse costume de querer beber água corrente a qualquer custo. Isso pode ser bastante perigoso. Afinal, ao rejeitar a água do pote, o animal vai ficar com sede. Assim, quando ele avistar água circulante, tentará ingeri-la de todo jeito, pois essa será uma experiência satisfatória para ele.

Nisso, ele pode ser contaminado por parasitas ou até mesmo por materiais químicos. Como consequência, os gatinhos podem ter complicações nos rins, bexiga, uretra, entre outros órgãos. A atenção deve ser redobrada para os felinos que comem somente ração seca.

Caixa de areia e ração

O gato bebe água da torneira também por causa da proximidade do pote de água da ração ou mesmo da caixa de areia. Infelizmente, muitos donos acabam cometendo esse equívoco sem querer.

Assim, é comum o pensamento de reservar uma área do imóvel para o gato e enfiar tudo lá. No entanto, os felinos costumam rejeitar água perto de comida e também de onde eles defecam.

Assim, quando se insiste muito em hidratar o bicho com a vasilha, corre-se o risco de ver seu pet com escassez de água no corpo. Nesse quadro, ele vai correr sempre que tiver a chance de consumir água em movimento.

Portanto, o gato bebe água da torneira para ficar com uma saúde melhor. Trata-se de uma reação instintiva de sobrevivência. Sendo assim, se você puder, nada melhor que disponibilizar água sempre fresquinha e livre de doenças para seu pet e também deixar os potinhos de água e ração bem separados entre si e, principalmente, longe de onde ele faz as necessidades.

Como você pode ver ao longo do texto, o gato bebe água da torneira por diversos fatores, desde o instinto até o costume e erros do próprio tutor. Por isso, é importante ajudar o bichano a se manter bem hidratado para manter a saúde em dia.

Se você não tem tempo para manter a água sempre fresca, vale a pena investir em uma fonte de água para gatos, já que elas mantêm o líquido cm movimento constante, atraindo os felinos, além de impedir que a bebida fique parada, evitando riscos de proliferação de bactérias.

E aí? Gostou do post? Quer saber mais sobre o universo dos felinos? Então leia também nosso artigo sobre a importância do bigode de gato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *