ONG de animal

10 ONGs de animal para você ajudar!

Quem gosta de bichos sabe bem o drama que é o abandono desses seres tão queridos no Brasil, não é mesmo? Afinal, o que não faltam pelas ruas são cães e gatos deixados à própria sorte. Nesse contexto, as ONGs de animal são fundamentais no combate a esse problema.

Você sabia que há cerca de 30 milhões de animais domésticos sem lar no país? Esses dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde). Por outro lado, cada vez mais aumenta a rede de protetores dos amigos peludos.

São pessoas como você, que acreditam que todos eles merecem uma vida sossegada, feliz e sem maus-tratos. Assim, diariamente, milhares de voluntários e profissionais vão à luta para garantir o bem-estar animal, o que não é fácil.

Afinal, essas entidades dependem de doações e costumam ser referência para o acolhimento. Por isso, separamos 10 ONGs de animal para você socorrer quando puder! Confira!

1. Arca Brasil

Na lista de ONGs de animal está a Arca Brasil, inaugurada em 1993. Essa entidade foi a primeira no país a planejar um programa municipal para conter a proliferação de cães e gatos nas ruas. Assim, com esse projeto piloto, ela serviu de modelo para várias outras associações e órgãos públicos. Até mesmo a capital paulista copiou a ideia.

2. Amigos de São Francisco

Se por um lado o número de bichinhos abandonados é alto no Brasil, por outro, também tem muita gente dando aquela força. Nesse cenário, uma das ONGs de animal bem atuante é a Amigos de São Francisco.

Entre as suas atividades está encontrar um lar para animais de rua. Com uma forte atuação em São Paulo, essa instituição oferece programas para reduzir a população de bichos nas vias públicas.

3. Clube dos Vira-latas

A boa notícia para quem ama os amigos de quatro patas é que as ONGs de animal são muito numerosas mesmo. Nesse sentido, temos também o Clube dos Vira-latas. Essa associação desenvolve programas para incentivar a adoção de pets.

Entre as suas realizações estão campanhas para castração, para intervenções cirúrgicas e para vacinar. Eles são da área do Grande ABC, região metropolitana de São Paulo.

4. Projeto Acolher

E tem ONGs de animal respeitáveis também no Nordeste. Um exemplo é o Projeto Acolher, de Maceió, Alagoas. Essa entidade faz o resgate de indivíduos em perigo grave. Desse modo, ela promove cuidados veterinários e providencia abrigo até conseguir uma adoção.

5. ABPA

Por falar no engajamento dos nordestinos nessa causa, não podemos deixar de mencionar a ABPA (Associação Brasileira Protetora dos Animais), que é da Bahia, Salvador.

Dessa forma, essa instituição é mais uma aclamada pelos protetores como uma das melhores ONGs de animal em atividade. Além disso, a ABPA tem um projeto de educação do povo. Mas não é só isso: eles abrigam cerca de 500 bichinhos removidos das ruas.

6. Aspaan

Os nossos amigos peludos têm ajuda ainda em Anápolis, Goiás, onde funciona a ASPAAN (Associação Protetora e Amiga dos Animais). Essa é uma das mais conhecidas ONGs de animal desse estado.

Afinal, a instituição oferece palestras sobre posse responsável e divulga informações sobre os direitos dos animais.

7. Vira-lata é dez

Com um nome bem-humorado, típico dos cariocas, a associação protetora Vira-lata é dez, do Rio de Janeiro, integra a lista de ONGs de animal que fazem a diferença.

Desse modo, para se ter uma ideia, eles têm dois sítios com mil cachorros e 450 felinos. Além de moradia, eles promovem orientação educativa e campanhas para castrar. Portanto, eles contribuem para assegurar cães e gatos felizes e saudáveis!

8. Mundo gato

Outra entre as ONGs de animal com boa fama é a entidade Mundo Gato, de São Paulo, que tem um belo trabalho para garantir o bem-estar de felinos. Afinal, além de resgatar, eles fazem de tudo para que o pet ache uma boa família.

9. Cão sem dono

Em Itapecerica da Serra, São Paulo, há mais iniciativas interessantes de ONGs de animal. Desse modo, a instituição Cão sem Dono é outra opção para dar aquela força.

Afinal, eles focam em bichos vítimas de maus-tratos. No local, a alimentação de cães e gatos consome uma quantidade diária de ração que chega a 200 quilos. Mais um ponto a favor: a associação fica de portas abertas para o público.

10. Projeto Mi& Au

 Por fim, nossas dicas de ONG de animal inclui ainda o Projeto Mi & Au, de Garulhos, entidade que também mantém projetos para incentivar a adoção. Além disso, eles colaboram por meio de campanhas sobre esterilização e guarda responsável.

Portanto, se por um lado há muita coisa errada em relação aos direitos dos animais, por outro, tem também muita gente com a mão na massa. No entanto, a demanda é muito grande. Por essa razão, essas instituições estão sempre precisando de apoio.

Aliás, nem sempre precisa ser em dinheiro. Você também pode doar seu tempo ou apadrinhar um bichinho abrigado com comida, roupinhas e remédios. Quer saber mais sobre como ajudar nossos amigos de quatro patas?

Então conheça melhor as atividades da ONG Cão sem dono!

One thought to “10 ONGs de animal para você ajudar!”

  1. Sou um grande defensor dos animais, moro no distrito de Ibitira, Município de Rio do Antônio, Estado da Bahia e cuido de vários animais aqui meu maior sonho é criar uma ONG ANIMAL ,e gostaria do apoio de vocês.
    Sou Policial Militar aposentado e Também vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *