Evite prejuízos seguindo nossas dicas
Organizar o estoque do pet shop é uma tarefa decisiva para manter a estabilidade do seu negócio. Aparentemente, parece algo simples, mas é uma das fases da gestão em que mais dinheiro pode ser desperdiçado sem você perceber. Por isso, ensinaremos quais os principais aspectos que você deve considerar no controle do seu inventário.
Por que é importante organizar o estoque do pet shop?
-
Perda de clientes
Primeiramente, a falta de algum produto ou a dificuldade em encontrá-lo em seu estoque podem resultar na perda de clientes. Afinal, os consumidores desejam que suas necessidades sejam atendidas de forma eficiente e imediata. Além disso, há uma grande possibilidade de que as pessoas criem uma imagem negativa do seu estabelecimento.
-
Quantidade de produtos
O controle de estoque evita que produtos permaneçam nas prateleiras pela baixa demanda. Em contrapartida, sabendo o que seus consumidores mais compram, é possível determinar quais produtos que não podem faltar de jeito nenhum.
-
Fornecedores
Com o controle do estoque você pode ter um planejamento para ordens de compra dos produtos. Isso evita que certo item falte antes de começar uma estação de compra, o que demandará mais tempo para que os fornecedores entreguem o produto, aumentando o prejuízo.
Então, como organizar o estoque do pet shop?
-
Monitore seu estoque
Primeiramente, separe os insumos – aqueles necessários para realizar serviços, como shampoos – dos produtos que serão vendidos. Depois, controle rigorosamente as entradas e saídas do seu estoque. Além disso, registre todas as chegadas do fornecedor e todas as vendas.
É muito importante, também, que você fique atento a validade pois, isso pode resultar na perda de estoque, o que pode gerar grande prejuízo para o seu estabelecimento. Uma dica é separar os produtos por lotes, colocando sempre na frente aqueles que têm validade mais próxima
-
Registre cada movimentação
Tenha uma planilha de estoque com as principais informações sobre os seus produtos, como:
- Marca;
- Tipo;
- Categoria;
- Lote;
- Fornecedor;
- Validade;
- Data de entrada;
- Data de exposição na prateleira;
- Data de saída.
Assim, você consegue ter um controle sobre quanto tempo determinado produto costuma sair após ser exposto, quais fornecedores trazem maior lucro, quais produtos demoram mais a sair e devem ter o prazo de validade vigiado, etc. Isso permitirá que, no futuro, você elabore uma estratégia de compra e venda para o seu estabelecimento.
-
Estoque mínimo
Esse é estoque de segurança, emergência ou proteção. A ideia é que quando a quantidade de produtos atingir o estoque mínimo, o pedido de produtos já deve ter sido feito, baseado no prazo de entrega do fornecedor. Dessa forma, você reduz custos e previne a falta ou acúmulo de produtos.
Como controlar o estoque do pet shop?
A princípio, você pode utilizar planilhas para organizar o estoque do pet shop. Contudo, com o aumento de clientes e vendas, o controle das informações tende a se tornar mais difícil. Por isso, você pode pode recorrer a um controle de estoque automatizado que fornecerá importantes informações através de alguns cliques.
Então, gostou desse artigo? Veja também “Como aumentar as vendas no seu pet shop em períodos sazonais”
[rock-convert-pdf id=”266″]