Por que os gatos dormem tanto?

Quem tem um felino em casa já deve ter percebido: vira e mexe eles estão cochilando por aí! Assim, vemos bichanos tirando uma soneca no sofá, na cadeira, em cima do armário e se deixar até debaixo do carro. Com esse soninho todo, é natural que os tutores se perguntem: por que os gatos dormem tanto?

Será que eles estão tristes? Será que todo gato é meio preguiçoso igual ao personagem Garfield? Que tal tirar a dúvida de uma vez por todas? Então venha com a gente e desvende esse mistério!

Por que os gatos dormem tanto?

Por mais fofos que nossos queridos gatinhos sejam, o comportamento deles traz uma herança selvagem. Assim, eles apresentam condutas que remetem ao tempo em que os felinos não eram criados como pets, e sim animais selvagens.

Por causa desse elo com o passado, os gatos se mantêm em estado de alerta permanente, como se estivessem em uma floresta.

Desse modo, mesmo sendo bem alimentados, os bichanos precisam simular a caça diariamente. Ou seja, os bichanos estão sempre à espera de um perigo qualquer.

Aliás, os gatos ronronam também por causa disso , assim como leopardos e leões emitem um barulho parecido.

Em função desse instinto primitivo, muitos gatos não conseguem beber água parada na tigelinha. Assim, logo que podem, os felinos procuram uma torneira para matar a sede.

Isso também é uma atitude ligada ao habitat natural, uma vez que, nesses ambientes, quase sempre a água empoçada é sinônimo de doença.

Em outras palavras, mesmo com toda a sonequinha que eles tiram durante o dia, nossos gatinhos descansam pouco. Diante disso, eles compensam dormindo picado, o que nos dá a impressão que eles passam horas demais desacordados. Mas, além da questão selvagem, a idade do gato também conta: filhotes e idosos dormem ainda mais do que um animal adulto.

O sono do gato dura toda a noite?

Os gatos não dormem durante toda a noite. Na verdade, eles podem passar até 20 horas por dia dormindo, o que é um montão de tempo levando em conta que o dia só tem 24 horas. Porém, o soninho deles é picado, dividido entre dia e noite.

Nesse caso, mais uma vez, a natureza arisca entra em ação. Na vida selvagem, a maioria dos felinos sai para caçar à noite, quando as presas estão mais vulneráveis.

Embora possa parecer bem estranho, aquele gatinho feliz e fofo que você tem em casa é um predador. Como boa parte dos grandes caçadores, eles têm hábitos noturnos.

Inclusive, os bichanos ficam em estado de alerta até mesmo na mais completa escuridão. Isso porque os bigodes de gato são verdadeiras anteninhas sensoriais. Tudo isso explica a questão de por que os gatos dormem tanto.

Por que os felinos gostam de dormir encostados no dono?

Os bichanos, ao contrário do que muita gente acredita, são extremamente amorosos com os donos. Por isso, eles adoram se encostar nos tutores, até mesmo na hora de dormir. Porém, gatos sentem frio e também podem procurar o calor humano, literalmente.

Gatos têm intensidades diferentes de sono?

Assim como as pessoas, o sono do gato tem intensidades diferentes. Ou seja, em alguns momentos eles dormem profundamente. Em outras ocasiões, o sono é mais levinho. Agora, um sinal de sono pesado são os espasmos nas patinhas e nas pálpebras.

Embora a gente viva se perguntando por que os gatos dormem tanto, não é da natureza deles ficar “ligadão” durante o dia. Por outro lado, a gente não consegue dormir em pé, como alguns felinos fazem com tranquilidade.

E você? Conseguiu entender por que os gatos dormem tanto? Na realidade, eles não conseguem ficar em sono profundo por muito tempo. Desse modo, precisam compensar a falta de descanso dormindo mais vezes por dia.

Não é interessante entender melhor o universo do seu gatinho tão amado? Então que tal aprender ainda mais? É simples: leia nosso artigo que conta o que o gato quer dizer!

2 thoughts to “Por que os gatos dormem tanto?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *