Uma forma de alavancar o seu negócio e prestar um serviço a comunidade.
Em 2014, o Brasil possuía 30 milhões de animais abandonados, incluindo cães e gatos. Se a quatro anos atrás já contávamos com esse número assustador, você consegue imaginar como é a realidade atual? Bom, como um dono de uma Pet Shop pode influenciar nesse quadro? Através de uma feira de adoção. Por isso, abordaremos as principais dicas para você se atentar na hora de realizar este tipo de evento.
-
Parcerias
Trazer empresas do mesmo setor para o sua feira de adoção é uma forma de fortalecer vínculos. Eles serão de extrema importância não só para a feira de adoção em si, mas também para projetos futuros. Os consumidores ligarão o seu negócio a essas marcas, o que pode agregar a reputação.
Para a feira, são válidas empresas como canis, instituições de terceiro setor que prezam por pets, comércios que simpatizam com a causa, entre outras.
-
Estruture a sua feira de adoção
A estrutura em si da feira de adoção é de extrema importância. O local para a realização deve oferecer recursos básicos que garantem o bem-estar dos animais. Como alimentação adequada, água, e limpeza. Além de ferramentas disponíveis para uso (dispositivos de som, caixas, computadores, tendas, entre outros). E claro, pessoas preparadas para atender os clientes.
Vale lembrar também que ações como essas podem requerer alvará da prefeitura da sua cidade e também do Centro de Controle de Zoonoses mais próximo de você. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, esse tipo de evento é regido pela Lei Municipal 14.483/07 de autoria do Vereador Roberto Tripoli, PV.
-
Amplie seu negócio
Falemos um pouquinho sobre o seu empreendimento. Uma feira de adoção de animais é uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade do seu negócio e promove a boa imagem da sua empresa ao estar ligada a uma causa ambiental.
O seu pet shop será associado com responsabilidade social e também remeterá ao compromisso da empresa com o bem-estar do pet. Além de gerar diversas oportunidades, tanto com empresas, quanto com consumidores finais, para a expansão do seu negócio.
-
Fidelize seus clientes
Mostrar ao consumidor o quanto se importa com seu animal de estimação e demonstrar responsabilidade como empreendedor, gera um vínculo extremamente positivo. Ajuda a mantê-lo por perto e também que ele recomende seu pet shop para outras pessoas. O processo de fidelização vai além de evidenciar os benefícios da sua empresa, mas organizar uma feira de adoção pode ser um meio bem eficaz de tornar isso possível.
O alto número de animais encontrados na rua tem como um dos fatores a falta de centros de castração. Através desse processo a população de cães e gatas pode ser controlada, o que pode reduzir as zoonoses – enfermidades transmitidas entre animais e seres humanos – e proporcionar maior conforto aos animais.
Apesar de ser a alternativa mais aconselhável, ela ainda é pouco utilizada pois demanda investimento por parte das prefeituras. Diante disso, uma feira de adoção de animais é, atualmente, um caminho necessário e que pode trazer bons resultados.