Não sabe como montar um pet shop? Veja algumas dicas

Não sabe como montar um pet shop? Veja algumas dicas

Antes de entrar de cabeça nesse empreendimento, saiba quais medidas você deve tomar.

Quando falamos sobre como montar um pet shop, devemos pensar muito além da organização física. Existe um processo de pesquisa, preparação legal e um aprendizado sobre administração de empresas. Ou seja, é um caminho árduo, mas, se realizado da forma correta, rentável. Conheça algumas dicas para não ser pego de surpresa no processo de abrir o seu negócio.

 

Escolha a localização ideal

Quando for escolher o local para abrir o seu pet shop, você deve levar em consideração muito mais do que o preço do imóvel. Veja a seguir quais são os principais aspectos:

a) Adequação aos clientes:
Facilidade de acesso;
Facilidade de estacionamento (local ou próximo);

b) Adequação aos funcionários:
Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;
Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:
Segurança da região;
Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);
Verificar se o local não está sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;
Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;
Serviços de recolhimento de lixo.

 

Exigências Legais e Específicas

Para dar início ao processo de como montar um pet shop, é necessário que algumas exigências legais e específicas sejam cumpridas. Conheça quais são elas:

a) Consulta Comercial

Tem como objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Além disso, o endereço registrado deve ser confirmado para que não haja nenhum problema futuro. Os órgãos responsáveis por esse processo são a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Urbanismo.

b) Busca de nome e de marca

Primeiramente, você deve verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. Os órgãos presentes nesse processo são a Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

c) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual
Esta etapa consiste no registro do contrato social, um documento que estabelece normas de relacionamento entre os sócios e a sociedade. Os órgãos responsáveis são a Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples

d) Solicitação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

É um cadastro onde todas as pessoas jurídicas e as equiparadas são obrigadas a se inscrever antes de iniciar as suas atividades. Para isso, é necessário contato com a Receita Federal.

e) Solicitação da Inscrição Estadual (IE)

É o número de cadastro de uma empresa junto a Receita Estadual ou Secretaria de Estado da Fazendo para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

f) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda
Esse é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido. Antes de ser concedido, a prefeitura ou administração municipal solicitará que a vigilância sanitária faça inspeção no local para averiguar se está em conformidade com a Resolução RDC nº 216/MS/ANVISA, de 16/09/2004.

g) Matrícula no INSS
O órgão responsável para essa etapa é o Instituto Nacional de Seguridade Social.

h) Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado

Para o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia no território nacional, o profissional é obrigado por lei a se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária em cujo Estado o profissional exercerá suas atividades em caráter permanente.

i) Contrato de Responsabilidade Técnica
Os órgãos responsáveis por essa etapa final são os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.

Legislação específica para o setor:

Para manter-se dentro da lei, você também precisa conhecer a legislação específica desse setor. Conheça o que cada uma delas aborda:

  • Resolução N.º 683; Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 16/03/2001. Institui a regulamentação para concessão da “Anotação de Responsabilidade Técnica” no âmbito de serviços inerentes à Profissão de Médico Veterinário;
  • Resolução nº 642, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 24/09/1997. Dispõe sobre unidade móvel de atendimento médico veterinário;
  • Resolução nº 670, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 10/08/2000. Estabelece as atividades desenvolvidas pelas Clínicas Veterinárias;
  • Resolução nº 656, Conselho Federal de Medicina Veterinária, de 13/09/1999. Estabelece critérios para a emissão de atestados e/ou carteiras de vacinação para caninos e felinos;
  • Portaria Nº 301, MAPA, de 19/04/1996. Normas complementares do regulamento de fiscalização de produtos veterinários e dos estabelecimentos que os fabriquem e/ou comerciem;
  • Decreto Nº 1.662, Presidência da República, 06/10/1995. Aprova o regulamento anexo de fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabriquem e/ou comerciem;
  • Decreto Nº 40.400 Vigilância Sanitária, SP, 1995. Aprova Norma Técnica Especial relativa à instalação de estabelecimentos veterinários. *Este decreto é válido para o Estado de São Paulo.

 

Estrutura

É hora de começar uma parte mais prática no método de como montar um pet shop, digamos assim. A estrutura deve garantir segurança aos animais, praticidade e eficiência. Sugere-se que a dimensão mínima do local seja de 50m², mas isso é uma decisão do proprietário. O importante é que seja dividido entre os seguintes espaços:

  • Escritório

Espaço destinado à realização das atividades administrativas.

  • Consultório veterinário (caso seja opção do empreendedor)

De acordo com a legislação, o consultório veterinário é o estabelecimento aonde os animais são levados apenas para o ato básico de consulta clínica, curativos e vacinações.

  • Espaço para banho/tosa

Um espaço com 4m² é suficiente para montar uma estação de trabalho para realização de banho e tosa.

  • Alojamento de animais

Espaço destinado para os animais do banho e tosa aguardarem, tanto antes como depois do serviço. O alojamento precisa contemplar espaço tanto para os animais maiores quanto para os menores. É indicado a separação do espaço destinado a alojamento de cães e gatos para evitar stress nos animais.

  • Atendimento/loja

Destinada à exposição dos produtos e recepção dos clientes. O espaço deve ser bem planejado e recomenda-se evitar poluição visual, proporcionar boa iluminação e ventilação para que haja conforto tanto para as pessoas que trabalham na empresa quanto para clientes.

 

  • Depósito

Espaço destinado ao depósito de rações e outras mercadorias. As rações precisam ser armazenadas em cima de estrados ou palets. As demais mercadorias podem ser armazenadas em prateleiras.

 

Produtos

Entre os produtos e serviços oferecidos por um pet shop, podem ser citados:

  • rações para os diversos tipos de animais;
  • acessórios;
  • brinquedos;
  • roupas;
  • produtos para higiene e estética do animal e medicamentos veterinários;
  • banho;
  • tosa;
  • vacinação;
  • consultas e curativos.

Já foi dito anteriormente que o método de como abrir um pet shop exige conhecimentos de administração. Você deverá buscar um equilíbrio através de três importantes indicadores de desempenho:

  • Giro dos estoques

É um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

  • Cobertura dos estoques

É a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

  • Nível de serviço ao cliente

Demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Você deve buscar, portanto, o estoque mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. Leve em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Essas foram algumas dicas sobre como montar um pet shop, mas você pode saber mais sobre isso no Portal do Sebrae. E para você que já tem o seu negócio, que tal ler um artigo sobre como montar uma feira de adoção e melhorar o seu negócio?

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