Quem tem um cão, cedo ou tarde, vai ficar na dúvida: o que o cachorro pode comer? Afinal, principalmente quando estamos nos alimentando, eles fazem aquelas carinhas de pidões de cortar o coração, não é mesmo?
Ao contrário do que muita gente acredita, é possível dar comida normal para esse pet, isto é, além da ração. Aliás, isso é inclusive recomendado para complementar a dieta e garantir que eles fiquem bem sustentados. No entanto, é preciso tomar cuidado com o que você vai oferecer ao seu amigo de quatro patas. Há itens que estão proibidos, mas outros até são indicados por veterinários.
A base da alimentação de um cãozinho deve mesmo ser a ração, que é produzida totalmente balanceada conforme a idade e o porte. Mas não há necessidade de dar apenas esse tipo de alimento. Por isso, você pode se livrar da culpa e, de vez em quando, brindar seu bichinho com uma coisa mais saborosa.
Por exemplo: em uma festa de aniversário pet, é viável incrementar o buffet com frutas, carnes e até legumes. Quer saber mais? Então descubra neste post o que o cachorro pode comer. Venha com a gente!
1. Frutas
As frutas que fazem bem para os cães são aquelas que não têm muita acidez. É o caso da banana, do mamão e da melancia, só para citar alguns exemplos.
Barata e abundante, a banana é ótima para esses animais. Afinal, conta com elevados níveis de potássio, elemento que ajuda a dar mais energia para o organismo.
Apesar dessa boa notícia, nem toda fruta é apropriada para eles. Os alimentos prejudiciais podem provocar alergias, diarreias, infecções de pele e uma série de outros problemas para o pet.
É o que ocorre com a laranja, apesar de seu alto volume de vitamina C. Essa fruta é muito ácida e pode desencadear distúrbios gástricos, entre outras doenças. Já a maçã é outra na lista de itens autorizados. Só que não deixe que ele ingira o talo. As sementes da maçã também são ácidas.
A poupa dessa fruta, porém, é bem saudável, já que dispõe de vitaminas B, C e E. Em volume moderado, você pode dar maçã todos os dias. E o melhor de tudo: eles costumam adorar esse alimento. Desse modo, vai ser muito fácil proporcionar novos sabores e deixar seu cãozinho bem feliz. Veja uma lista com as principais frutas permitidas:
- banana;
- maçã;
- caqui;
- mamão;
- melancia;
- goiaba.
2. Legumes e vegetais
Diversos tutores se perguntam se o que o cachorro pode comer inclui legumes e vegetais. Sim, eles podem se alimentar desse tipo de comida. Do mesmo modo que acontece com as frutas, no entanto, algumas variações fazem muito bem, mas outras não.
Os legumes e os vegetais são carregados de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, eles têm poucas calorias. Ou seja, evitam que o cão engorde e fique obeso. Por causa das fibras, essas iguarias estimulam o sistema intestinal.
Para servir seu cachorrinho com esse tipo de alimento, cozinhe ou então triture bem para simplificar a digestão. Não se deve fazer dos vegetais a parte principal daquilo que o animal come, e sim um acréscimo na dieta. Observe alguns legumes saudáveis para os amigos de quatro patas:
- batata;
- mandioquinha;
- cará;
- inhame;
- folhas verdes;
- berinjela;
- abóbora;
- abobrinha;
- cenoura;
- espinafre;
- chuchu;
- couve-flor;
- couve;
- jiló;
- palmito;
- quiabo;
- nabo;
- pimentão;
- rabanete;
- beterraba;
- brócolis.
3. Carnes
Outra dúvida bem frequente quando o assunto é o que o cachorro pode comer são as carnes. Elas são boas para o organismo desses pets, mas também depende do tipo. Carnes devem ser oferecidas sempre cozidas e sem tempero.
São exemplos de itens autorizados para o consumo deles o frango, desde que sem pele e sem osso. O mais importante é optar por peças com pouca gordura para expandir a quantidade de proteína sem que haja ganho de peso.
No caso do peixe, cozinhe por alguns minutos para remover possíveis toxinas. Acompanhe uma lista de carnes muito indicadas para cães:
- frango: sobrecoxa, coxa, moela, coração e peito (tudo sem osso);
- boi: coração sem gordura, coxão duro, coxão mole, lagarto, músculo, patinho (sem osso);
- cabrito: qualquer peça mais magra (sem osso);
- rã: não importa qual parte (sem osso);
- coelho: não importa qual parte (sem osso);
- codorna: não importa qual parte (sem osso);
- porco: coração sem a gordura, lombo e filé mignon (sem osso);
- peixe: filés sem espinhos.
Como já deu para perceber, saber o que o cachorro pode comer vai livrar você daquela horrível culpa de querer dar uma guloseima mais gostosa do que a ração. Conhecendo os alimentos mais apropriados, você pode mimar seu pet à vontade. Afora isso, vai deixá-lo com a saúde mais vigorosa. E aí? O que achou deste artigo? Quer saber mais sobre a alimentação de pets? Então veja os benefícios do comedouro ajustável!