É muito comum que os empresários, por causa da vontade de crescer, acabem se voltando demais para a obtenção de novos consumidores. Desse modo, eles acabam enxugando gelo: conseguem mais público, mas também perdem usuários. Por esse motivo, é importante que o empreendedor pratique táticas de como fidelizar clientes.
Desse modo, os dois trabalhos são paralelos e constantes: agradar aos compradores atuais e sempre buscar novos. Nesse sentido, pode ser o que falta para alavancar as vendas na sua loja.
Porém, conservar um público-alvo no mercado pet requer certo esforço. Hoje em dia, os animais são tratados como verdadeiros membros da família. Por essa razão, essa clientela está cada vez mais exigente. Assim, é indispensável criar estratégias como inovar no pet shop, oferecer um atendimento diferenciado e até mesmo proporcionar preços mais competitivos.
Ficou com vontade de aprender mais sobre o assunto? Então leia nosso post e descubra como fidelizar clientes agora mesmo!
1. Invista em programas de fidelização
Os programas de fidelização são ótimos para atrair seus atuais consumidores para novas compras. Além disso, eles podem acontecer em diversos formatos. Entretanto, para que essa ideia funcione, é fundamental contar com um cadastro de usuários sempre atual e com alguns dados de peso.
Desse modo, peça e-mails, pergunte sobre a carteira de vacinação do pet, saiba o dia do aniversário do tutor e do seu animalzinho, entre outras informações. Assim, você pode dar descontos a partir da terceira compra, abater os preços nas datas especiais e até mesmo mandar ofertas bem específicas.
Mais uma ideia: organize feiras de adoção de pets e disponibilize vantagens para quem levar um bichinho exposto nos seus eventos para casa. Vai ser um sucesso!
2. Aposte no delivery
Um dos segredos de como fidelizar clientes é o conforto. Nesse sentido, nada melhor do que contar com serviços de entrega. Desse modo, você ainda pode melhorar seu desempenho turbinando as vendas de internet.
Para dar certo, produza alguns panfletos de propaganda e espalhe nos arredores da sua loja. Com isso, você reduz a área de atuação, evitando gastos elevados com combustível.
3. Capriche na hora de atender
Esse conselho pode parecer óbvio demais para dar a um comerciante experiente. No entanto, com tantas preocupações, muitas vezes nos esquecemos do básico. Por essa razão, lembre-se de que a simpatia ainda é uma ferramenta poderosa no tema como fidelizar clientes.
Aliás, existe uma frase bastante interessante para você se inspirar: “faça com que as pessoas entrem na loja como clientes e saiam como amigas”. Para tanto, escute seus problemas e esforce-se para apresentar as soluções. Tudo isso com aquele bom e velho sorriso.
4. Elabore relatórios sobre a opinião do público
Além de se manter atualizado no setor, isto é, ler livros sobre pet shop, acompanhar feiras e congressos, é preciso monitorar o que as pessoas estão achando dos seus produtos e serviços.
Uma forma simples, barata e prática é deixar uma caixinha de sugestões e críticas bem visível na loja e com descontos para quem der a opinião. Esse é um método singelo e bem eficaz de como fidelizar clientes. Assim, todo mês, você dá uma olhada no material e cria táticas para evoluir.
5. Amplie seus canais de comunicação
Quanto mais canais de comunicação você tiver, mais seu comércio será visto e lembrado. Isso é um quesito essencial para aprender como fidelizar clientes. Afinal, as pessoas precisam notar a sua presença.
Além disso, contas no WhatsApp ou no Facebook podem ser novos caminhos para vendas. Independentemente do segmento, quase todo mundo tem perfis nessas duas redes. Mais uma dica: o Instagram é ótimo para aproveitar a fofura dos pets e chamar a atenção por meio de fotos. Desse modo, você pode publicar imagens de antes e depois do banho e da tosa. Porém, não se esqueça de pedir autorização dos “papais” e “mamães”.
6. Honre as suas promessas
Dominar a arte de como fidelizar clientes esbarra na necessidade de ser honesto. Por essa razão, não faça promessas enganosas. Além de arruinar a reputação da marca, essa postura pode trazer problemas judiciais. Assim, você corre riscos de quebrar as regras do Direito do Consumidor, que são bastante severas para o lojista.
Portanto, aprender como fidelizar clientes não é nenhum bicho de sete cabeças, com o perdão pelo trocadilho. Afinal, bastam um pouco de dedicação e algumas medidas para despertar o encanto das pessoas.
Por falar em conquistar o público, sabe outra coisa que deixa o cliente feliz? Encontrar tudo que ele precisa com variedade de marcas e preços. Como garantir isso? Leia nosso post sobre como escolher um bom fornecedor para pet shop e descubra!
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