ronronar de gato

O que é o ronronar de gato e o que significa?

Os apreciadores de animais, principalmente os que têm pets em casa, viram verdadeiros pais corujas, não é mesmo? Afinal, qualquer gesto mais fofo desses amiguinhos faz nossos corações transbordarem de ternura.

Nesse sentido, não há nada mais prazeroso para os donos de um felino do que um ronronar de gato. Ainda mais quando se tem certeza de que o barulhinho está sendo emitido por alegria e satisfação.

São situações como quando acariciamos nossos gatinhos ou então damos aquela comidinha preferida. Na maior parte das vezes, esse som realmente quer dizer que ele está calmo e aconchegado. Mas você sabia que o ronronar de gato pode acontecer por outros motivos? Isso mesmo!

Os bichanos, mesmo domesticados, são seres que carregam em seus genes instintos predadores. Por exemplo: se você tem um animalzinho desses, certamente já ouviu falar na brincadeira gato versus pepino.

Trata-se de um truque que consiste em atirar esse alimento na direção do pet quando ele estiver distraído. Quando percebe esse vegetal, os gatos dão pulos enormes.

Isso acontece por uma reação primitiva de autodefesa. Do mesmo modo, o ronronar de gato também tem a função de demonstrar um sentimento selvagem, como receio e estado de alerta.

Por isso, a fome e o medo são fatores capazes de desencadear esse tão conhecido ruído. Quer saber mais? Então veja neste post dicas incríveis sobre o ronronar de gatos. Venha com a gente!

Entenda o que é

A Ciência ainda não encontrou um consenso sobre como acontece o processo de ronronar de gato. Existem duas teorias principais para explicar esse fenômeno.

Uma delas é a dos estudos eletromiográficos. Segundo essa vertente, os músculos da laringe vibrariam e causariam a dilatação da glote que, por sua vez, entraria em um funcionamento mais acelerado quando o gatinho expira e inspira. Para essa versão, uma reação mecânica explicaria esse ato.

Já a outra hipótese vai procurar na hemodinâmica uma justificativa para esse ruído. De acordo com essa linha de pensamento, o barulho partiria da veia cava posterior, que leva o sangue para o coração. Os músculos pressionariam o fluxo sanguíneo, causando as vibrações que conhecemos como ronronar, que seriam transmitias pelos brônquios.

Embora não haja ainda uma unanimidade sobre a biologia desse gesto, ele é visto em diversos felinos como onças, tigres, panteras e leopardos.

Conheça as causas negativas do ronronar de gato

Infelizmente, os gatos ronronam também em circunstâncias ruins para eles. As fêmeas, por exemplo, emitem esse som quando vão dar à luz, por causa da dor aguda.

Há relatos de socorristas que salvaram bichanos de atropelamentos e os encontraram ronronando de forma muito repetitiva e alta. Nesse caso, mais uma vez, a dor foi o motivo para eles começarem a fazer esse barulho.

Por essa razão, antes de achar que seu amiguinho está calmo só por causa do ronronar de gato, tome alguns cuidados. A melhor forma de entender é procurar avaliar as circunstâncias.  Afinal, se ele estiver no seu colo sendo acariciado com todo o amor, provavelmente estará ronronando de felicidade mesmo.

Por outro lado, preste atenção para ter certeza de que ele não quer comida, água ou mesmo se precisa de remédio para aliviar algum padecimento.

Identifique quando o som é para pedir comida

Uma pesquisa da cientista Karen McComb chegou à conclusão de que o ronronar de gato em baixa frequência, parecido com o som de um bebê chorando, é para pedir alimentos. Para fazer essa descoberta, ela gravou 10 gatos fazendo esse ruído.

Em seguida, a pesquisadora contou com a ajuda de 50 voluntários para analisar esses áudios. Ao final da avaliação, a maioria dos humanos pôde diferenciar o ronronado que era para pedir comida daquele outro, que tinha como objetivo demonstrar satisfação. Sendo assim, o ronronar de gato também é usado para que os felinos dialoguem com seus tutores.

Diferencie um barulho dos outros

Embora os gatos ronronem também quando estão angustiados, na maioria das vezes eles estão se sentindo bem quando produzem esse famoso som. Por isso, você não precisa ficar triste, já que vai poder continuar apreciando esse gostoso barulhinho de um gatinho contente.

Mas, como já dissemos, ele também faz isso quando está sob tensão, doente ou até solicitando apoio e proteção. Sendo assim, é só prestar atenção na conduta do pet.

Não se esqueça de que o ronronar de gato é somente uma das formas de ele se comunicar com você. Afinal, o comportamento também diz muito sobre esse bicho.

Quando estressados, os gatinhos podem urinar fora da caixa de areia, podem parar de comer e há até felinos que deixam de beber água. Veja a seguir algumas dicas para distinguir um ronronar de gato de outro. Confira!

  • Ronronar irregular: sinaliza que o gato está sentindo prazer por algo agradável;
  • Ronronar regular: evidencia que ele quer alguma coisa, como água, comida ou até carinho;
  • Ronronar muito alto: animal se encontra com dor ou mal-estar;
  • Ronronar uniforme com pausas: o gato quer interromper uma situação que o incomoda.

O ronronar de gato, portanto, tem inúmeras funcionalidades. Com carinho e atenção ao seu bichano, você vai aprender a se comunicar com ele por meio desse som, que pode ser agradável, mas também bastante irritante. De qualquer forma, esse barulho faz mesmo parte da natureza dos felinos.

Quer saber mais sobre esses incríveis pets? Então leia também nosso artigo sobre a importância do bigode de gato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *