Sinais de que meu gato é feliz

Sinais de que seu gato é feliz

Em um primeiro momento, os felinos podem parecer frios e distantes, diferente dos cachorros, que costumam ser explicitamente amáveis, dependendo da raça e do contexto.

No entanto, os bichanos usam muito a linguagem corporal para se expressarem. Diante disso, pode ser que eles estejam radiantes de alegria e você nem perceba. Por esse motivo, é importante prestar atenção nos sinais de que seu gato é feliz.

Mais controlados do que outros pets, esses animais realmente escondem seus sentimentos e emoções por instinto. Porém, o comportamento do gatinho em relação às posições de seu corpo fala mais do que mil miados e um milhão de latidos.

Você só precisa aprender a interpretar esse idioma exótico. Quer saber mais? Então veja neste post dicas incríveis para reparar nos sinais de que seu gato é feliz. Confira!

Cabeça para cima e para frente

Um dos sinais de que seu gato é feliz é quando ele levanta a cabecinha. Isso quer dizer que seu bichinho está se sentindo contente e protegido nesse instante e local.

Se ele movimentar a cabeça para a frente, é como um cumprimento, uma saudação. Nesse caso, ele estará aberto para o toque e o carinho. Trata-se de uma excelente oportunidade de deixar o gatinho cheirar a sua mão e fortalecer os laços entre vocês.

Rabinho levantado

Se o felino mantém sua cauda erguida, isso significa que ele está de bom-humor também. No caso de o rabo encurvar na ponta, como se fosse um gancho, é mais um indício de que o pet está muitíssimo satisfeito e feliz.

Pode reparar que, quando você chega em casa, assim como fazem os cães, os bichanos também ficam agitados com a sua presença.

Afinal, essa é uma ocasião muito especial para eles. Nessa circunstância, é bem provável que ele eleve a cauda a fim de demonstrar entusiasmo com o seu retorno para o lar doce lar.

Piscada

Dizem que os olhos são a janela da alma. Nesse contexto, o olho de um gato é praticamente uma porta balcão, já que eles usam muito essa parte do corpo para mostrar o que estão pensando.

Nesse contexto, um dos sinais de que seu gato é feliz é quando ele pisca vagorosamente e de forma repetida para você. No mundo dos bichanos, esse gesto representa carinho e afeição.

Por outro lado, quando os gatos arregalam os olhos de repente, pode ser por uma excitação acentuada, como quando você dá comida ou o pega no colo.

Deitados de costas com a barriga para cima

Ao deitar com o dorso no chão e o ventre para cima, os gatinhos estão relaxados. No habitat natural, esses animais raramente ficam nessa posição, já que ela os deixa completamente vulneráveis. Aí, nessa hora, você ganha mais um bom momento para a aproximação.

Por isso, se o vir nessa pose, não deixe de enchê-lo de carícias. Além disso, quem tem animais em casa ama essas fofurices, não é mesmo?

Miados longos e agudos

Os miados agudos e muito duradouros, muitas vezes, podem até incomodar a família e os vizinhos. No entanto, saiba que eles são muito positivos no caso dos bichanos.

Sendo assim, preste atenção na tonalidade do som. Quando agudo, ou seja, aquele barulhinho fino, que parece quase que um choro de bebê, é outro de vários sinais de que seu gato é feliz.

No entanto, se eles miarem insistentemente em tons mais graves, com ruídos mais grossos, eles estão dizendo que as coisas não vão bem. Pode ser uma dor, um incômodo ou medo de algo ou alguém.

Ronronado

Mais uma maneira de comunicação dos felinos é o famoso ronronar de gato. Nesse caso, é fundamental avaliar o contexto em que seu gato ronrona. Isso porque esses pets também fazem esses sons, que é típico dos bichanos, quando estão cansados, ameaçados, com fome ou doentes.

Agora, se o gatinho emitir esse ruído no seu colo, enquanto recebe muito amor e carícias, provavelmente o barulho será de felicidade mesmo.

Autolimpeza com a língua

Os felinos são seres que adoram a higiene. Diante disso, quando eles estão se lambendo, é mais uma boa pista de que esses pets estão calmos e satisfeitos. Isso também vale para quando eles lambem outros animais.

Esfregação

Se o gatinho começar a se esfregar nas suas pernas, ou mesmo se passar a cabeça em você, trata-se de mais um indício de felicidade e harmonia. Quando eles têm medo ou estão acuados, a tendência é que eles fujam, tomando distância da pessoa ou do bicho fontes de uma situação de ameaça.

Compreender os sinais de que seu gato é feliz, portanto, é uma ótima maneira de estreitar a amizade e o afeto com ele. Assim, cada vez mais, seu pet vai sentir confiança, estabilidade e aconchego ao seu lado.

Afinal, é para essas coisas que a gente tem um filho de quatro patas em casa, não é mesmo?

E você? Já sabe conversar com seu bichano? O que ele anda te contando? Quer saber mais sobre os intrigantes felinos? Então leia também nosso post sobre a importância do bigode de gato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *