Mulher sentada na cama segurando um notebook com seu cachorro ao lado

Vendas online: veja como aproveitar o meio digital no mercado pet

Os consumidores vêm se preocupando cada vez mais com a felicidade, o conforto e a saúde dos seus bichinhos. Por isso, no novo contexto mundial, as vendas online no mercado pet se tornam mais necessárias. Afinal de contas, os clientes querem o melhor para seus filhos peludos sem que isso provoque riscos para a família.

Por esse motivo, a procura por itens como ração de qualidade, brinquedos e acessórios pela internet só aumenta. Essa tendência abre um espaço enorme para o comércio virtual.

Apesar da recente ampliação da demanda digital por conta do Coronavírus, o e-commerce de animais domésticos vem aumentando já há alguns anos.

Mas você deve estar pensando: como tirar o desejo de se consolidar na internet do papel? Bem, com um planejamento e algumas táticas comerciais é, sim, totalmente possível. Desse modo, você vai ajudar a alavancar o negócio e a superar os desafios que se aproximam. Quer saber mais? Então veja neste post como turbinar suas vendas online!

Descubra as vantagens das vendas online

Embora doloridas, crises são sempre oportunidades. Porém, antes de partir para o estímulo das suas vendas online, é interessante estudar como elas podem favorecer o negócio neste atual momento. Por esse motivo, separamos alguns possíveis benefícios do e-commerce neste novo cenário de consumo. Confira!

Público mais variado

Com as vendas online reforçadas, você pode alcançar um tipo diferente de público, e não apenas aqueles que moravam ou passavam perto da sua loja física. Desse modo, você pode começar a atender pessoas de outros bairros e expandir seu leque de consumidores.

Redução de custos

Com sua atenção mais voltada para as vendas online, é viável diminuir as despesas com a manutenção do pet shop convencional. Afinal, não haverá tanto consumo de água, de eletricidade e de gastos com mão de obra. Nesta última situação, vale lembrar que o empreendedor foi autorizado a encurtar a jornada dos trabalhadores. Até mesmo seu deslocamento até a loja não será tão necessário, fato que pode representar uma boa economia.

Além disso, os clientes já estão acostumados a fazer pedidos através do modelo delivery. Diante disso, você não precisa arcar com todo o ônus das remessas de seus produtos.

Maleabilidade da rotina

As vendas online possibilitam estabelecer uma agenda de trabalho mais flexível. Assim, você pode organizar melhor sua vida profissional com a pessoal. Mais uma vantagem é poder arranjar o cronograma dos funcionários de acordo com as demandas específicas dos clientes.

Estoque sob demanda

Com as vendas online mais intensas, você não precisa investir muito dinheiro para manter os estoques cheios, necessidade fundamental na loja física. Afinal, você pode acionar seus fornecedores conforme os pedidos dos clientes forem surgindo.

Assim, você vai ganhar mais fôlego para sua gestão de finanças por meio do alívio da pressão sobre o fluxo de caixa, que ficará mais livre.

Melhora do relacionamento com o público

Com mais atenção para as vendas online, fica mais simples interagir com o consumidor. Desse modo, você pode mandar e-mails, compartilhar posts nas redes sociais e enviar promoções exclusivas pelo WhatsApp. Com isso, fidelizar os clientes se torna um desafio mais praticável. O resultado é uma melhora significativa na relação da marca com o público.

Tenha objetividade

A internet é um mundo sem fim. Por um lado, essa característica é positiva: o público interessado é bem maior. Além disso, no universo digital, é mais fácil e barato encontrar as pessoas. Porém, se não tiver metas bem definidas, você pode se perder nessa imensidão.

Por isso, faça um planejamento de como serão suas táticas de vendas online. Nesse sentido, o primeiro passo é selecionar um público-alvo. Em seguida, desenhe um calendário com intuitos e ações de curto, médio e longos prazos.

Ofereça produtos variados

Agora vem um grande desafio: apesar de ser fundamental ter objetivos claros, será preciso encontrar um equilíbrio para fornecer uma certa diversidade de produtos pet. Por essa razão, é preciso ter em mente que conhecer o público-alvo é tão importante para as vendas online como é na loja física.

Com base em informações sobre os seus consumidores, você vai selecionar as suas compras com inteligência empresarial. Portanto, a regra é variar, mas com estratégia de negócios. Desse modo, leia sobre o setor para descobrir quais são os produtos pet mais queridinhos dos internautas.

Mais uma dica é ter mercadorias exclusivas: comedouros com ajustes de altura, roupas customizadas e brinquedos em lançamento. Assim, você vai montar um estoque mais harmonioso e balanceado. Com isso, será simples evitar o encalhe de artigos ou a incapacidade de atendimento. Confira a seguir algumas sugestões para sua loja virtual:

Aposte em revendedores consagrados

Uma boa dica para chamar a atenção dos usuários no meio digital é trabalhar com a revenda de grandes marcas e distribuidores consagrados. Desse jeito, você desperta a atenção dos clientes sem gastar muito.

Evidentemente, é importante que seus produtos pet tenham qualidade e sejam de utilização segura. Afinal, é necessário fortalecer a reputação do negócio nesse universo. Para isso, a preocupação com o bem-estar dos animais deve ser uma de suas principais metas de vendas online.

Invista em marketing digital

Com as pessoas passando mais tempo em casa, a tendência é que elas fiquem mais horas conectadas. No entanto, para de fato aproveitar as vendas online, será crucial um investimento em marketing digital. Desse modo, fica mais fácil encontrar os consumidores na atual conjuntura.

Um desses instrumentos é o e-mail marketing. Quase todo mundo tem e-mail, certo? A dica, porém, é enviar conteúdo de qualidade e que seja muito interessante para o cliente.

Por exemplo: quando alguém comprar um pacote de ração pela primeira vez, questione sobre a média de consumo do animal. Assim, com uma planilha, você terá como avisar o tutor quando a comida do bichinho estiver quase acabando. Além disso, abuse das redes sociais para promover seus produtos pet.

Esteja presente em marketplaces

Os marketplaces são excelentes canais para tornar seus produtos pet mais conhecidos no ambiente digital. Afinal de contas, eles são como shoppings virtuais. Ou seja, nesses espaços, você sempre encontra uma grande movimentação de consumidores e o que é melhor: todos à procura de itens do setor de animais domésticos. Assim, suas vendas online ganham chances mais concretas de crescer.

Portanto, as vendas online são uma forma criativa e inovadora de superar a crise causada pela restrição da circulação de pessoas. Mesmo com autorização para continuarem abertos, os pet shops podem sentir o impacto de menos público disponível nas unidades físicas. Porém, com o investimento no meio digital, é possível reduzir prejuízos e até mesmo planejar uma expansão dos negócios. Para tanto, é fundamental ter meios para ficar em evidência e oferecer mercadorias chamativas.

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