Por que o gato ronrona? Confira o que este comportamento quer dizer!

Bichanos são misteriosos: dizem que eles têm sete vidas, que são independentes e que também não sentem o gosto de doce. Mas tem outra coisa que ninguém sabe direito por que acontece: o ronronar. Na verdade, o grande obstáculo para encontrar a resposta é porque o gato ronrona em várias situações.

Esse barulhinho tão característico dos bichanos é emitido até mesmo para circunstâncias completamente opostas. Isso mesmo! Desse modo, seu gatinho pode fazer esse ruído tanto quando está calmo como quando passa por estresse.

Nem mesmo os estudiosos conhecem a função desse som. Porém, sabe-se que ele se forma por causa da movimentação dos músculos na hora de respirar. Alguma reação acontece na laringe e no diafragma, conforme o felino inala e exala o ar, que produz o ronronado. Quer saber mais? Então veja neste post por que o gato ronrona!

Apenas os gatos ronronam?

Apesar de ser muito associado aos gatinhos domésticos, o ronronado não é uma exclusividade deles. Assim, vários outros animais, como chitas, pumas, leopardos e linces também produzem esse ruído. No entanto, o som é diferente de acordo com a espécie, embora sejam bastante parecidos.

O que esse som pode significar?

O ronronar de gato acontece em várias situações diferentes, como já dissemos. Ou seja, pode ser por causa de medo e ansiedade, mas também por sentirem alegria e relaxamento.

Embora seja desconhecida a função real desse ruído, ele surge ainda muito cedo na vida de um gatinho. Afinal, até filhotes de dois dias já são capazes de reproduzir esse comportamento.

Por isso, quando pensamos em por que os gatos ronronam, devemos lembrar que isso vem lá da mamãe gatinha, assim que os bebezinhos nascem.

A mamãe ensina enquanto ela mesma faz o som para demonstrar afeto e cuidado com as crias. Diante disso, alguns especialistas acreditam que o gato adulto carrega essa memória da primeira infância para o resto da vida.

Um fenômeno que reforça essa tese é que bichanos que não tiveram contato com a mãe nesse período simplesmente não fazem o barulho. Ou seja, pets que não foram incentivados a aprender acabam não adotando esse costume depois.

Confira a seguir por que o gato ronrona!

Carinho e atenção

Os bichanos usam o ronronado para demonstrar afeto por alguém. Da mesma forma, eles emitem esse som quando querem ser acariciados ou quando buscam chamar a atenção.

Relaxamento

Eles também ronronam para ficar mais calmos. É como o que acontece com os humanos. Quando estamos nervosos, respiramos fundo para não perder o controle.

Assim, um ronronar também pode ser apenas uma forma de relaxar um pouco, já que o gesto lembra o conforto e o aconchego da mamãe gatinha. Assim, dependendo da situação, podemos dizer que o som é um sinal de que o bichano está bem.

Fome

Nem sempre é fácil compreender o significado desse som porque o gato ronrona também para comer. Muitas vezes, percebemos o bichano fazendo esse barulho enquanto se esfrega em nossas pernas.

Nesses momentos, ele olha para o saco de ração ou até mesmo para a tigela. Aliás, os felinos domésticos costumam usar um ronronado diferente para pedir a comida. Assim, preste muita atenção porque o barulho também está relacionado à alimentação do bichano.

Regeneração de tecidos

Sons de baixa frequência, como é o caso desse, ajudam a regenerar os tecidos, inclusive os ossos. Por isso, podemos flagrar um gatinho ronronando até mesmo dormindo. Desse modo, eles têm menos problemas de articulação dos que os cães.

Comunicação

Os felinos ronronam ainda simplesmente para se expressar. Dessa forma, eles podem utilizar o som quando estão feridos, incomodados, com problemas de saúde, contentes, desconfiados etc.

Por exemplo: muitas vezes, quando os bigodes de gato encostam nas laterais do potinho de ração, eles sentem um imenso desconforto. Assim, nessas horas, não estranhe se o bichano der aquela ronronadinha.

Como interpretar o ronronado do jeito certo?

Como já dissemos, o ronronado é um sinal que pode ser usado em contextos diferentes. Por essa razão, para realmente compreender o motivo, o jeito é analisar os fatos do ambiente e da personalidade.

Acontece com os humanos também. Uma pessoa pode sorrir para ser educada, para demonstrar que está feliz, de ironia, de falsidade, de nervoso etc.

Em outras palavras, preste atenção no que está acontecendo ao redor. Assim, conforme o que ocorre antes e depois do barulho, dá para descobrir o que ele quer passar para você.

Como você já deve ter notado, descobrir por que o gato ronrona exige um pouco de sensibilidade e intimidade com o animal. Na maior parte dos casos, o barulho é positivo e evidencia que seu felino está bem. No entanto, tenha cautela quando o ruído se repetir diversas vezes ou estiver muito alto.

Essa atenção é importante porque o gato ronrona também quando está doente, estressado e com fome. Que tal saber mais dicas de como criar um felino feliz? Então leia também nosso post que conta o que fazer quando o gato não consegue beber água!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *