Para se tornar um empresário de sucesso, ou até mesmo para se manter em uma boa posição no mercado, é crucial não se acomodar. Nesse cenário, nunca é demais achar maneiras de aprimorar os negócios. Com as vendas de petshop acontece o mesmo.
Afinal, não adianta apenas esperar que a economia do País melhore, não é mesmo? Diante disso, para alavancar seus lucros, alguns esforços serão fundamentais.
Porém, antes de querer inventar a roda, por que não apostar em técnicas que já deram certo? Uma dessas táticas comerciais é a Upsell.
Você já ouviu falar dela? Trata-se de um modo eficaz de aumentar o ticket médio. Quer saber mais? Então venha com a gente!
O que é a estratégia comercial Upsell?
A estratégia de vendas Upsell tem como objetivo focar nos atuais clientes. Assim, o método consiste em induzir quem já é consumidor a gastar mais na loja. Além disso, esse mecanismo se desdobra em várias ações de marketing diferentes.
Para a Upsell dar certo nas vendas de petshop, diversas medidas podem ser tomadas pelo comerciante. Apesar desse leque vasto de alternativas, a meta principal sempre esbarra em oferecer outras possibilidades de produtos durante o andamento de uma compra espontânea.
Como essa tática comercial ajuda nas vendas de petshop?
Com a Upsell, o lojista vai trabalhar a persuasão ao cliente, fazendo-o levar para casa itens a mais do que aqueles que ele está procurando. Por essa razão, um efeito quase automático nas vendas de petshop é a elevação do ticket médio.
Ou seja, os frequentadores fiéis passam a gastar mais no estabelecimento. Por esse motivo, a Upsell é uma grande aliada na gestão do negócio, principalmente no quesito das condições financeiras.
Afinal, é comum ser mais fácil convencer um atual cliente a comprar mais do que conseguir novos consumidores. Diante disso, a estratégia fornece suporte para engordar o fluxo de caixa e as margens de lucro. Como resultado, o lojista pode pagar dívidas ou fazer investimentos.
Como aplicar esse método na sua loja pet?
Alavancar as vendas de petshop com a Upsell exige benefícios especiais para o atual consumidor. Além disso, o método requer habilidade e simpatia dos vendedores.
No entanto, a abordagem tem de ser equilibrada. Dessa forma, treine o time para ninguém se tornar chato nem gerar no público aquela incômoda sensação de desconforto. Confira nossas dicas para colocar a Upsell na prática!
Apresente mercadorias complementares
Um dos primeiros passos para implementar a Upsell nas vendas de petshop é propor produtos que se complementam. Por exemplo: se o cliente quer um comedouro, proponha a venda de ração.
Por outro lado, se o consumidor procura por um portão pet, diga que você também trabalha com grades e cercados.
Se o comprador quer uma caminha para cachorro, mostre suas opções de cobertinhas e roupinhas. Contudo, evite fazer a upsell no improviso.
Em outras palavras, organize-se antes de começar. Uma forma de deixar a tática mais arranjada é fazer uma lista dos produtos mais vendidos com suas respectivas possibilidades de associação.
Tenha dados sobre o cliente em sistemas de informática
A Upsell pode ser muito eficaz nas vendas de petshop, assim como é em outros segmentos. Apesar disso, ela depende de alguns esforços, como o armazenamento de dados do público.
Com informações cadastrais acessíveis e individualizadas, a loja sabe qual foi a última compra daquele cliente que acabou de entrar. Assim, é possível apresentar produtos coerentes e que sejam de fato interessantes para essa pessoa.
Personalize as abordagens e interaja com clientes afastados
Outra sugestão de upsell nas vendas de petshop é falar com clientes que andam sumidos. Porém, para funcionar, serão indispensáveis os registros com as informações dos seus clientes.
Desse modo, filtre nos arquivos os nomes dos consumidores que estão há 2 ou 3 meses sem aparecer na loja. Depois disso, envie mensagens pelas redes sociais: WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras.
Essa personalização faz a pessoa se sentir especial. Assim, tal etapa da Upsell também pode ser acrescentada no seu programa de fidelização do cliente.
Crie kits de produtos correlatos
Mais uma tática de Upsell que cai bem nas vendas de petshop são os kits. Nesse caso, você monta combos com mercadorias de funções parecidas, de preferência aquelas que tenham pouca saída quando comercializadas isoladamente.
Para saber quais são os melhores produtos na formação dos kits, tenha o controle do estoque em dia. Depois de selecionar os produtos, faça arranjos com embalagens atraentes e ofereça descontos para a aquisição conjugada.
Caixinhas decorativas, sacolas amarradas com fitas e latas com design moderno chamam a atenção com muita eficiência.
No entanto, lembre-se de que a venda casada é proibida. Isso significa que o consumidor tem o direito de levar o produto avulso.
Proponha produtos de maior valor com vantagens
Por fim, a Upsell oferece ainda outro mecanismo que pode funcionar nas vendas de petshop. Nesse caso, estamos falando de substituir uma mercadoria pet por outra similar e mais cara.
Evidentemente, para dar certo, esse método precisa proporcionar valor agregado. Vamos para um exemplo prático: imagine que o cliente procura um pacote de ração de 10 quilos. Nesse caso, tente convencê-lo de que o de 20 quilos é melhor.
Utilize argumentos como preço e economia de tempo, já que a versão mais volumosa durará mais.
Portanto, a técnica Upsell pode ser uma maneira mais criativa de incrementar as vendas de petshop. Porém, isso não significa que a loja pare de investir em clientes novos.
A proposta é que sejam feitas várias iniciativas de marketing simultaneamente. Assim, o negócio apresentará uma curva de crescimento constante. Gostou do artigo? Então compartilhe!