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Como calcular o ticket médio do seu petshop? Descubra aqui!

Muitos gestores querem alavancar o faturamento, mas têm dúvidas de como colocar os planos em prática. Nesse contexto, saber como calcular o ticket médio fará toda a diferença na estratégia de vendas.

Mas, afinal, o que esse índice significa? Esse indicador revela quanto em média o cliente gasta na loja em determinado intervalo. Por essa razão, essa métrica é como uma radiografia do comportamento de compras.

Com base nesse tipo de levantamento, é possível elaborar táticas comerciais segmentadas de acordo com o perfil financeiro e pessoal. Quer saber mais? Então confira este post!

O que é o ticket médio?

Portanto, o ticket médio é um índice que serve para classificar as suas vendas. Ou seja, ele exibe o valor médio de compras do consumidor da sua loja.

Além disso, no caso dos petshops, quanto mais os produtos trouxerem benefícios para os animaizinhos, mais seus tutores estarão dispostos a pagar por esses artigos.

Qual a importância de acompanhar essa métrica?

Esse indicador é uma ferramenta poderosa no planejamento de vendas. Assim, por exemplo, o gestor descobre quais clientes gastam mais e quais menos. Com base nesses dados, a loja tem condições de traçar táticas comerciais mais sofisticadas para aqueles consumidores que dão um retorno mais alto.

Como calcular o ticket médio?

Primeiramente, estabeleça um período para aplicar a fórmula. Portanto, escolha se a análise será mensal, semestral, trimestral etc. Depois, conte qual foi o faturamento nesse mesmo ínterim. Por fim, levante o número de consumidores que fizeram compras nesse espaço de tempo.

Observe o método de cálculo logo a seguir:

Ticket médio = FATURAMENTO DO PERÍODO

                          ———————————————–    (dividido por)

                          QUANTIDADE DE CLIENTES NESSE MESMO PERÍODO

Ticket médio segmentado

Mais uma ideia para aproveitar essa métrica é usando-a de forma segmentada. Desse modo, é possível entender quanto o cliente gasta com ração, medicamentos, acessórios e serviços separadamente.

Em outras palavras, o gestor terá plena visibilidade dos setores mais e menos lucrativos. Isso vai dar mais clareza para a tomada de decisão.

Como aumentar o valor desse indicador no seu petshop?

Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, chega o momento de fazer o mais importante: ampliar essa taxa no seu estabelecimento. Infelizmente, muitos empreendedores focam energia somente em encontrar novos consumidores.

Contudo, em muitas situações, a melhor forma de ampliar o faturamento é vender mais para quem já é “da casa”. Mas como proceder? Comece lendo as nossas dicas a seguir!

Classifique seu público

Divida seu público em pessoas que geram ganhos baixos, médios e altos. Assim, você poderá implementar abordagens mais rebuscadas de vendas para os “consumidores de ouro”, digamos assim.

Para os clientes VIP, use e-mail marketing personalizado, mensagens no WhatsApp quando chegar coisa nova e até mesmo o bom e velho telefonema. Mais uma dica: esse tipo de consumidor é o ideal para oferecer produtos tops exclusivos. Assim, ele se sentirá “especial, e você terá mais chances de ampliar as vendas de margem de lucro maior.

Invista nas técnicas de Upsell e Cross Sell

Por meio do estilo de vendas Cross Sell, o petshop tem boas chances de ampliar seu ticket médio. Dessa forma, o vendedor deve oferecer produtos ou serviços que sejam complementares entre si.

Por exemplo: pote e ração ou caminha e cobertor. Porém, outra tática que pode dar certo são as técnicas de vendas Upsell. Nesse caso, os vendedores apresentam as mercadorias de maior valor agregado às pessoas certas.

Em outras palavras, imagine que alguém da sua lista de clientes mais lucrativos queira um comedouro para o cãozinho. Pois bem: essa é uma chance perfeita para disponibilizar um produto acima da média.

Assim, o vendedor pode argumentar: “Veja, temos um comedouro que traz muito mais benefícios do que os comuns. Afinal, ele tem sistema antiformiga, resistência a impactos e altura flexível”.

Isso nada mais é do que pôr em prática a técnica Upsell. Além de aumentar o ticket médio, esse método deixa a tarefa de encantar o cliente do petshop muito mais fácil. Isso porque você vai exibir mercadorias inovadoras e que deixem os bichinhos de fato mais confortáveis e felizes. É isso que os tutores procuram!

Aproveite a sazonalidade

Também ajudam bastante a alavancar as vendas as campanhas com ofertas sazonais. Nesse sentido, você pode fazer promoções ou eventos em datas especiais. Por exemplo: 25 de maio é o Dia da Adoção.

Por que não receber uma feira de adoção de pets em parceria com uma ONG nessa data? Isso amplia o movimento e você pode praticar preços especiais para chamar ainda mais a atenção do público.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes caminhos para impulsionar o ticket médio. Por meio delas, você pode criar abordagens diferenciadas para cada tipo de perfil financeiro. Se precisar, também pode falar com todo mundo ao mesmo tempo, dependendo do tipo de promoção ou iniciativa.

Contudo, não adianta começar a criar perfis em tudo quanto é rede. Primeiramente, descubra qual é a rede social mais utilizada por seu público. Afinal, não será produtivo manter um lindo perfil no Instagram se a maioria dos seus consumidores prefere o Facebook. Evidentemente, é possível escolher mais de uma rede, desde que seus clientes realmente estejam nelas.

Como você deve ter notado, aprender como calcular o ticket médio pode ser muito útil na missão de estimular seus negócios. Afinal, esse indicador traz o perfil financeiro de seus consumidores.

Com esses dados, você pode fazer um planejamento de vendas mais estratégico e eficiente.  Por falar nisso, que tal descobrir outras metodologias comerciais para aplicar nesse ramo? É simples: leia também nosso artigo com 7 técnicas de vendas para seu petshop!

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