dezembro verde - abandono de animais- abandono de cachorro - abandono de pets - campanha contra abandono dos animais

Dezembro verde: conheça a campanha de combate ao abandono de animais!

Com a chegada das festas de fim de ano, o número de abandono de animais aumenta consideravelmente. Isso acontece por causa das férias, período em que muitos tutores irresponsáveis viajam e deixam seus bichos para trás. Para sensibilizar os donos de pets a não largar seus animaizinhos assim, surgiu a campanha Dezembro Verde.

Mas como você pode ajudar nessa causa tão nobre? Neste post, vamos te contar! Confira!

Quando a estratégia foi criada?

Tudo começou com protestos e ações de ONGs e pessoas ligadas à causa do bem-estar animal. Esses ativistas deram início ao circuito “Dezembro Verde”. Depois, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou em 2020 um projeto de lei que oficializou a campanha em território paulista.

Qual é o propósito da iniciativa “Dezembro Verde”?

A campanha tem o intuito de levar a sociedade a refletir sobre a “Guarda Responsável”. Afinal de contas, a maioria dos animais não volta para o lar. Desse modo, cães e gatos sentem frio e fome nas ruas.

Além disso, esses pets ficam sujeitos a doenças, atropelamentos, maus-tratos, brigas com outros animais etc. Ou seja, colocar um bichinho nessa situação compromete todo o seu bem-estar animal. Em outras palavras, há abalos físicos e psicológicos.

Nesses casos, infelizmente, o comportamento felino e canino pode se alterar, deixando-os mais agressivos e estressados.

Por que esse evento é importante?

Iniciativas como a campanha do “Dezembro Verde” são essenciais para reduzir a quantidade de pets que vive pelas ruas neste país. Para se ter uma ideia, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem pelo menos 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil.

Além da enorme maldade, o abandono dos pets causa problemas de saúde pública, como a proliferação de zoonoses. Isso sem falar dos cuidados com os animais no verão, já que o sol quente queima as patinhas, e as temperaturas elevadas desidratam os bichinhos sem abrigo.

Como podemos ajudar o “Dezembro Verde”?

Existem muitas ações simples que podemos fazer para dar a nossa contribuição. Ou seja, mesmo que você não seja aquela pessoa apaixonada por pets que vai pegando tudo quanto é cachorrinho na rua para levar para casa, é possível ajudar. Veja a nossas sugestões:

Doe para abrigos e ONGs

Frequentemente, as entidades que dão assistência a esses animaizinhos enfrentam dificuldades financeiras. Assim, não é raro faltar dinheiro até para ração e remédio. Então, uma forma de contribuir é efetuar doações, ainda que pequenas. Mesmo cinco reais fazem a diferença.

Denuncie maus-tratos e abandono

Muitas vezes, quando o cachorro uiva insistentemente no vizinho ao lado, ele pode estar pedindo socorro por fome, doença, solidão ou algum ferimento. Por esse motivo, preste atenção e denuncie caso verifique um cão deixado por dias sozinho.

O mesmo vale para quando vemos alguém largando um animalzinho em alguma estrada ou avenida. Tente anotar placas de carro e fazer fotos. Porém, evite brigas e discussões. Isso pode ser perigoso. Também existem as delegacias especializadas em proteção animal.

Assim, procure saber quais são os canais disponíveis na sua área. Por exemplo: na Grande São Paulo, é possível fazer as delações neste número: 0800 600 6428. Além disso, existem ONGs atuantes no encaminhamento desses casos.

Divulgue as feiras de adoção

Se todo mundo fizer a sua parte, aquele pouquinho de cada um se torna algo de fato relevante. Desse modo, sempre que souber de alguma feira de adoção de pets, compartilhe e divulgue em seu círculo social.

Portanto, a campanha “Dezembro Verde” tem como objetivo combater o abandono dos animais em época de final de ano e férias. Assim, por meio dessa iniciativa, especialistas e ativistas promovem eventos com o intuito de fazer as pessoas refletirem sobre a importância da posse responsável.

E você? Quer mais dicas de como contribuir para o bem-estar dos nossos amados peludinhos? Então confira também nosso post que traz uma lista com as 10 ONGs de proteção a animais para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *