reposição de estoque - como fazer reposição de estoque

Entenda como fazer a reposição de estoque de maneira eficiente no pet shop

Você sabe qual a real importância de ter um bom controle de estoque em seu pet shop? É por meio dessa gestão que você poderá evitar desperdícios de produtos e, consequentemente, perda de dinheiro. Hoje nós vamos te dar algumas dicas para tornar mais eficiente a sua reposição de estoque, garantindo que sua loja atenda às demandas dos clientes, proporcionando também uma melhor organização.

Como controlar a reposição de estoque?

Fazer um controle de estoque exige uma boa gestão, já que são muitos detalhes envolvidos, como data de vencimento, qualidade dos produtos e até mesmo o conhecimento de mercado e dos próprios clientes da loja.

Por isso, uma boa maneira de gerir a reposição de estoque, é investindo em um sistema informatizado, que auxiliará na obtenção das informações de forma mais rápida. Além disso, você também saberá exatamente quando comprar um produto.

Para ajudar e saber exatamente o que precisa comprar, você pode se basear nas vendas de períodos anteriores, conseguindo identificar qual item mais foi vendido e qual os clientes menos compraram. Isso evitará que você adquira produtos que ficarão parados nas prateleiras.

Como gerir os produtos encalhados nas prateleiras?

E falando destes itens estacionados nas prateleiras, uma forma de evitá-los é conhecer seus consumidores e as tendências. Saber o que seus fregueses tendem a consumir evita desperdício financeiro.

Uma outra forma de ajudar na venda da sua mercadoria parada, é apostar em promoções. É melhor cobrar um valor inferior e obter uma renda do que deixar este item parado, ficando sem nenhum retorno do dinheiro investido.

Como evitar prejuízos em seu pet shop?

Uma dica importante para ter uma boa reposição de estoque e evitar prejuízos, é por meio do controle da data de vencimento dos produtos perecíveis, como remédios e rações. Desta forma, você poderá acessar mais facilmente essa informação, podendo dar descontos nas mercadorias próximas a vencer.

Além disso, como já falamos, é importante que você conheça o comportamento dos seus clientes, garantindo que nenhum item seja comprado pela sua loja de forma desnecessária. Anote a entrada e saída de todos os produtos, para entender como está esse fluxo.

Quais os riscos de uma má reposição de estoque?

Uma reposição de estoque realizada de forma errada ou precipitada pode causar alguns prejuízos consideráveis ao seu pet shop. Imagine que um cliente deseja comprar um produto e você não o tenha em estoque. Logo, ele irá buscar uma loja concorrente.

Os produtos vencidos também se tornam um ponto negativo para o capital do seu pet shop , já que estes itens não podem ser comercializados de maneira alguma, pelo fato de ser crime. Por isso, conheça bem os produtos que você estoca.

Como destacar os produtos para vender mais?

Aposte em promoções e descontos nos produtos, principalmente aqueles que têm menos saída de estoque. Essa é uma maneira de evitar que essa mercadoria fique parada, o que irá gerar perda de dinheiro.

Um ambiente bem limpo e organizado também ajuda a alavancar as vendas e não estamos falando apenas nas prateleiras, mas também na reposição de estoque. A organização deve ser feita de dentro pra fora, para otimizar os processos e garantir o consumo dos produtos.

Gerir a reposição de estoque não é uma tarefa fácil, mas é algo que valeu muito a pena ser feito em seu pet shop. A informatização é algo que trará resultados mais objetivos na hora de pesquisar sobre sua estocagem.

Mas caso você não queira essa opção, uma dica valiosa é manter uma frequência na checagem do estoque, podendo ser algo feito a cada 15 dias ou mensalmente, assim, você saberá exatamente o que tem e o que precisará ser comprado.

Aqui na NF Pet você encontra as melhores e mais variadas mercadorias para a reposição de estoque da sua loja. Conheça as nossas linhas de produtos para pet shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.