Menina passeando com cachorrinho em pet shop

Mercado pet 2020: confira as tendências e ideias

O setor de animais doméstico permanece em alta. Segundo o IBGE, o Brasil soma mais de 132 milhões de pets. No entanto, o que chama atenção nessa área é a expansão de produtos e serviços de vanguarda, que pegam carona no desejo dos donos em agradar seus filhos de quatro patas de qualquer jeito. Esse fenômeno pode até ser traduzido em números:  estudos preveem um faturamento de R$ 20 bilhões no mercado pet 2020.

Por causa desse amor imenso dos tutores por seus bichos, esse campo da economia está cada vez mais aquecido. Quando uma família precisa cortar despesas, os itens do cãozinho ou do gatinho dificilmente serão excluídos do orçamento.

Porém, para de fato aproveitar essa brecha, é preciso manter políticas de fidelização de clientes e de captação de novos consumidores. Nesse cenário, nada melhor do que acompanhar as principais inovações do segmento, não é mesmo? Quer saber mais? Então veja neste post quais são as promessas do mercado pet 2020! Confira!

Pet hotel

Embora não sejam inéditos, uma vez que já fazem sucesso há alguns anos, os pet hotéis continuarão sendo ótimas alternativas no mercado pet 2020.

Afinal de contas, muitos donos viajam e não têm como levar seus amiguinhos. Diante disso, esses estabelecimentos cuidam do animal e ainda promovem uma espécie de férias para eles. Desse modo, são realizadas atividades recreativas e de socialização. Contudo, esse investimento requer uma boa estrutura física: espaço para correr, baias amplas no canil, caminhas confortáveis etc.

Academia

Mais uma tendência do mercado pet 2020 são as academias para bichos de estimação, principalmente cães. O raciocínio para comprovar o potencial do negócio é simples: cachorros precisam se exercitar todos os dias, e a maioria das pessoas não tem tempo para isso.

Nessa lacuna, academias para pet fazem o chamado Day Care 2.0. O sistema imita as academias para nós humanos. Assim, o animal passa algumas horas por dia em atividade física. São levados em consideração fatores como a dieta, os gostos, o peso e a idade.

Mesmo sem condições de investir na aquisição de aparelhos, é possível adaptar essa ideia para algo mais simples no pet shop. Assim, você pode oferecer uma espécie de treino funcional aproveitando cones, pneus, rampas e outros objetos para os exercícios dos clientes de quatro patas.

Para isso, bastam uma área de dimensões razoáveis e um adestrador que organize as brincadeiras com cães, gatos e demais pets.

Produtos sustentáveis

Outra promessa no mercado pet 2020 são as chamadas linhas verdes. Afinal, a preocupação com a natureza vem aumentando não é de hoje. Além disso, quem ama os animais geralmente é bastante sensível às questões ecológicas.

Nesse quadro, produtos pet sustentáveis vêm fazendo muito sucesso. Dessa forma, é possível ficar na moda com caminhas feitas de pneus velhos, roupas de tecido de garrafa pet e arranhadores para felinos produzidos com papelão reciclado.

Pet Sitter

Durante uma viagem, muitos donos preferem o serviço de pet sitter do que o de um pet hotel. Isso porque, nesse caso, o cuidador vai até a casa do animal. Como bem sabemos, os bichos são muito ligados ao território. Ou seja, quando ficam em um ambiente onde estão mais acostumados, apresentam menos sinais de estresse.

Além disso, esse atendimento também serve quando os donos vão ficar muitas horas fora, mas retornarão no mesmo dia. No mercado pet 2020, você pode fazer uma intermediação entre esses profissionais e seus clientes. Desse modo, coloque um mural de anúncios na loja e reserve uma área de contato entre pet sitters e tutores em suas redes sociais.

Dog Walkers

Existe ainda outro destaque para o mercado pet 2020: os passeadores de cães. Esses profissionais levam o cãozinho para passear, geralmente com alguma periodicidade fixa.

Assim como no serviço de pet sitter, se você não tiver condições de contratar, pode pelo menos montar uma lista de pessoas confiáveis para indicar. Pequenas atitudes desse tipo ajudam a destacar a marca.

Creches

Também é um caminho no mercado pet 2020 se dedicar às famosas creches para animais domésticos, principalmente para cães. Nesse modelo, há um uso mais contínuo do que na academia ou mesmo no pet hotel. Assim, os tutores pagam uma mensalidade para deixar seus filhos peludos durante o dia. Nesse espaço, os bichinhos têm atividades lúdicas, recebem a devida alimentação e não ficam sozinhos.

Portanto, o mercado pet 2020 está recheado de chances para crescer e aumentar as vendas. Assim, com um pouco de planejamento e atenção às preferências do público, é possível ter um ano-novo repleto de sucesso. E você? Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

[rock-convert-pdf id=”1428″]

One thought to “Mercado pet 2020: confira as tendências e ideias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *