O controle de estoque deve ser encarado como uma das mais importantes ferramentas de gestão de pet shop. Afinal, quando bem executado, o monitoramento da movimentação e do armazenamento das mercadorias evita desperdícios e ajuda a abastecer o fluxo de caixa. Isso acontece porque um depósito montado com tática empresarial e corporativa naturalmente estimula as vendas.
Além disso, no atual cenário de crise, um controle de estoque vai contribuir para você comprar com embasamento técnico. Desse modo, um investimento enxuto será o suficiente para fazer as engrenagens do negócio rodarem.
Mais uma vantagem: com um depósito supervisionado da maneira correta, fica mais fácil organizar as dívidas e até mesmo ter uma administração financeira mais saudável. Quer saber como se deve fazer na prática? Então confira as dicas deste post!
Liste e atualize todo o acervo de produtos
Inicie seu controle de estoque com uma reformulação e um novo cadastro com o inventário de tudo que está armazenado na loja. Depois, classifique esses produtos em agrupamentos por tipo: acessórios, alimentos, brinquedos, remédios etc.
Em seguida, catalogue o tempo de permanência de cada item no depósito, bem como uma lista de produtos que em breve terão o prazo de validade expirado. A melhor alternativa para não perder os detalhes é apostar em softwares que ajudam a cadastrar, guardar e consultar os dados de forma rápida.
Mesmo com o investimento tecnológico, uma vez por semana, confira tudo que entrou e saiu. Assim, eventuais desconformidades entre o programa de informática e o mundo real serão percebidas rapidamente. Mais um lembrete: tome cautela com roubos, furtos e desvios. Nesse sentido, se possível, instale câmeras de monitoramento nas entradas e saídas do pet shop.
Crie promoções para mercadorias encalhadas
Lembre-se de que um depósito repleto de produto sem procura é dinheiro parado. Isso é um problema enorme, principalmente em tempos de recessão econômica, situação na qual você estará mais sujeito à dificuldade de liquidez.
Por esse motivo, com base no levantamento do inventário, descubra quais mercadorias estão há mais de 6 meses em suas prateleiras. Após essa providência, elabore promoções para estimular a saída desses artigos. Pode ser descontos para as vendas online, campanhas de “compre um item e leve outro” ou até mesmo facilidades para o pagamento.
Use o controle do estoque para liquidação de artigos prestes a vencer
Uma dica importante sobre o controle do estoque é ficar de olho na data de validade. Por esse motivo, saiba quais são os produtos que vão expirar no mês corrente. Assim, ao longo desse período, você pode colocá-los em liquidações, obedecendo a cronologia de término da vida útil. Por exemplo: ração com vencimento dia 10 deve receber abatimento de preços antes daquela cuja validade acabará dia 20.
Porém, seja bastante claro com seus clientes que a promoção está acontecendo por causa desse limite de tempo para o uso. Quando alguém solicitar um atendimento delivery, aproveite a chance para oferecer seus itens dentro dessa oferta.
Estude o comportamento das vendas e compre com inteligência comercial
O controle de estoque pode servir de parâmetro para você avaliar seu público e descobrir aquilo que vende mais. Para isso, basta que você debruce sobre as principais saídas da loja, isto é, quais são os artigos preferidos por seus consumidores. Desse modo, você pode elaborar um relatório com os 10 produtos que mais fazem sucesso.
Com essa informação em mãos, será possível comprar com mais chance de êxito nas próximas vendas. Além disso, essa é uma boa prática para fidelização de clientes. Afinal, se eles sempre encontrarem o que procuram, sairão do pet shop satisfeitos e não vão procurar a concorrência.
Mais uma dica: quanto menor é a quantidade de mercadoria armazenada, mais fácil é a tarefa de controle de estoque. Isso sem mencionar a vantagem de ter mais espaço físico com menos coisas entulhadas. Dessa maneira, se torna menos complexo e trabalhoso limpar, encontrar as mercadorias e até fazer todo esse gerenciamento que comentamos até aqui.
Portanto, o controle de estoque é uma medida muito saudável para o pet shop. Afinal, ele ajuda a reduzir desperdícios e a planejar melhor as suas promoções. Além disso, a movimentação de produtos revela um termômetro muito fiel do comportamento do público, algo muito útil para suas próximas compras. Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este post!