Comportamento felino - Gatos

Comportamento felino: O que o gato quer dizer?

Quem tem um gatinho em casa ou trabalha em pet shop sabe: bichanos são animais interessantes e extremamente comunicativos. Afinal, muito de seu instinto selvagem ainda está presente nos animais domésticos. Porém, para decifrar a linguagem desses incríveis seres, é preciso entender um pouquinho sobre o comportamento felino.

Os gatos têm fama de traiçoeiros, mas são injustiçados com essa reputação. Isso porque eles demonstram bastante aquilo que sentem. Dessa maneira, eles utilizam posições do corpo, como tronco, cauda, orelha e até os bigodes de gato para traduzir suas emoções.

Além disso, outra maneira de comunicação desses pets são os mais variados tipos de sons. Que tal conhecer mais sobre o universo dos gatos e entender melhor como se comunicam, para garantir uma melhor convivência com eles? Veja abaixo como interpretar o comportamento felino!

Emissão de sons

Os gatos utilizam muito a comunicação vocal para se relacionarem entre si e com seus tutores também. Aliás, nossos gatinhos são capazes de emanar mais de 100 barulhos distintos e servem para expressar tanto emoções quanto desejos. Porém, alguns desses ruídos aparecem mais na rotina diária do que outros. Veja quais são os típicos barulhos do comportamento felino:

Miado

Esse é o som mais famoso dos gatinhos e também aquele que eles mais usam. Geralmente, o mio serve para chamar a atenção dos donos. Além disso, quanto mais forte e mais intenso for um miado, mais o gato está com pressa para ser ouvido. Pode ser fome, medo ou só carência mesmo, por isso, é importante notar a postura corporal dele, como pupilas dilatadas ou retraídas, a posição das orelhas e se o rabo está balançando, por exemplo.

Ronronado

O ronronar do gato é um som cheio de cadência que soa bem baixinho. Quando o bichano ronrona, na maioria dos casos, é porque está feliz e confortável. Porém, às vezes esse ruído pode ser emitido mais num volume mais alto e pode significar uma doença ou estresse. Assim, se o bichano deixar de comer ou ficar muito quieto, redobre a atenção. O mesmo vale para quando o gato não consegue beber água.

Bufos

O gato emite esse ronco quando sente algum desconforto ou está se sentindo ameaçado, como por exemplo quando animais maiores invadem seu território. Nessa situação, eles querem assustar o suposto inimigo. Nesse caso, o ideal é evitar comportamentos que possam provocar uma reação mais agressiva do bichano.

Grunhido

Gatos grunhem quando ficam sob estresse. Esse ruído significa que ele não está para conversa, pois está sentindo dor ou desconforto, podem estar prestes a agredir, estão protegendo seu território ou até que estão com medo, tudo depende do contexto e dos demais sinais corporais que ele dará. Por esse motivo, deixe o pet em seu cantinho ao ouvir ele fazendo esse som.

Postura e o comportamento felino

Também é muito comum no comportamento felino recorrer à postura corporal para se manifestar. Conforme a posição da coluna ou do rabinho, dá para saber qual é o humor do bichano, mas lembre-se de prestar atenção no contexto da situação, para chegar ao significado correto. Veja algumas dicas:

Coluna levantada

É uma espécie de blefe para “enganar” algum inimigo e parecer maior do que ele realmente é, sendo uma intimidação. Além disso, também pode ser que essa postura indique brincadeira e excitação, expressão de conforto e bem-estar (nesse caso, a coluna é arqueada como parte de uma posição de alongamento) e também um sinal de boas-vindas.

Agachamento

O gato agacha quando está caçando. A ideia é ficar em uma posição favorável e silenciosa para dar um bote ou sair rapidamente de cena se for preciso. Essa posição também é feita quando estão brincando, indicando que estão se preparando para pular;

Rolamento

Felinos rolam no chão de um lado para outro quando querem brincar ou mesmo ganhar alguma atenção dos donos. No caso de fêmeas no cio, elas também rolam para deixar seu cheiro no ambiente e chamar a atenção dos machos;

Orelhas viradas para frente

Esse é um comportamento felino que significa que o gato está em estado de alerta. Curiosidade ou envolvimento em uma interação social. Isso permite que eles captem sons e pistas visuais de forma precisa em relação ao que está acontecendo em seu ambiente. É uma parte importante da linguagem corporal dos gatos e reflete sua atenção e interesse em algo específico.

Orelhas abaixadas

sinaliza desconforto, medo irritação, agressão ou aversão, sendo uma resposta emocional à situação ou estímulo em que se encontram.

Bigodes de gato

Os bigodes de gato são muito empregados no diálogo desses animais. Quando essas pestanas apontam para frente, eles estão desconfiados. Já quando esses pêlos estão bem grudadinhos no focinho, é porque eles estão bem tranquilos, numa boa.

Lambeção contínua

Os gatos se lambem principalmente por três motivos: higiene pessoal para limpar sua pele e pelos, regulação de temperatura corporal e como uma forma de relaxamento e alívio do estresse.

Allogrooming

Mais um aspecto interessante do comportamento felino é o allogrooming, algo típico na convivência entre diferentes animais. Essa conduta consiste em lamber outros bichos, da mesma espécie ou não. Desse modo, eles demonstram intenção de paz após uma briga ou mesmo um sinal de afeto.

Caçada como um comportamento felino de afeto

Também faz parte do comportamento felino caçar outros bichos por aí. Isso acontece porque, na natureza, os gatos são respeitados predadores. Por esse motivo, um bichano pode lhe trazer animais mortos, como ratos e pássaros, de presente. Nesse caso, por mais nojento que pareça, saiba que é uma maneira de evidenciar carinho e amor por você.

Portanto, o comportamento felino é cheio de detalhes e muito fascinante. Com algumas dicas e paciência para prestar atenção, você vai dialogar muito mais com seu pet. Agora, que tal mais uma chance de fazer seu bichano feliz? É simples: leia também nosso artigo que conta por que o Mr. Bigode é o melhor comedouro para gatos!

One thought to “Comportamento felino: O que o gato quer dizer?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *