O WhatsApp é um dos principais aplicativos de mensagem do mundo, já que facilita muito o contato entre as pessoas. Por isso, ele pode ser uma excelente ferramenta para melhorar os números do seu negócio.
Neste texto iremos te dar algumas dicas de como vender pelo WhatsApp, trazendo mais lucro para o seu pet shop, por meio desse canal de contato e de vendas, que é ágil e prático na hora de se comunicar com seu cliente.
Como vender pelo WhatsApp
Grande parte das pessoas possui o WhatsApp instalado no celular, já que o aplicativo se tornou um facilitador na hora de se comunicar com amigos e familiares. Da mesma forma, ele pode ser uma excelente ferramenta para o ramo comercial.
Mas é preciso tomar cuidado durante esse contato com um cliente, já que nem todo mundo gosta de receber diversas mensagens a todo momento, por exemplo. Por isso, confira abaixo 6 dicas de como vender pelo WhatsApp:
1. Utilize o WhatsApp Business
Diferente da versão tradicional, o WhatsApp Business possui diversos recursos que facilitarão e muito a comunicação e gestão das trocas de mensagens com os clientes, como automação, catálogo, entre outros.
2. Conheça todas as funcionalidades da ferramenta
Como falamos no item anterior, são diversas funções que o WhatsApp Business disponibiliza, entre elas:
- Catálogo: É possível disponibilizar de forma prática um “cardápio” com os produtos ou serviços prestados pela empresa, para que o consumidor consulte a qualquer momento. Então, capriche nas informações disponibilizadas nos itens, como nome, descrição e preço;
- Conta Comercial: Essa função é excelente para profissionalizar o contato com o cliente, já que utilizando a versão Business, você cria um perfil comercial, podendo disponibilizar o endereço, horário de funcionamento, segmento e outros contatos de forma prática;
- Automação: O WhatsApp Business permite que a empresa programe algumas mensagens, que são enviadas automaticamente aos clientes, como saudação, mensagem informando sobre o horário de funcionamento, entre outras. Isso é excelente para que o cliente não se sinta ignorado;
- Respostas rápidas: Ainda sobre o envio de mensagens, é possível montar algumas respostas prontas, que podem ser enviadas rapidamente, por meio de atalhos no teclado, o que agiliza na hora de se comunicar com o cliente, já que não será preciso escrever a mensagem completa antes de enviá-la;
- Etiquetas de organização: essa é uma funcionalidade que facilita muito na hora de separar os clientes para personalizar o contato, já que você pode organizar as conversas por categorias como “cliente em potencial”, “fornecedor”, “cliente fiel”, entre outros;
- Estatísticas: na hora de saber como vender pelo WhatsApp, é importante ter dados para se basear, e a versão Business do aplicativo permite que você obtenha um relatório completo para verificar se sua campanha está indo bem;
- Botão para iniciar conversa: é possível inserir em anúncios ou até no perfil da empresa em redes sociais, um botão para que o cliente seja direcionado para uma conversa pelo WhatsApp, o que facilita e agiliza esse contato.
3. Personalize o atendimento
Como vimos acima, há diversas funções disponíveis para melhorar a gestão do contato com o cliente. Mas não basta entender como vender pelo WhatsApp se você não aplicar da forma correta.
Receber mensagens genéricas pode ser mal visto por parte do consumidor, por isso, é importante personalizar o atendimento para cada tipo de cliente, direcionando mensagens específicas para compradores diferentes.
No caso de pet shops, por exemplo, você pode organizar os clientes com a ferramenta de etiquetas e enviar mensagens diretamente para solucionar o problema deles. Separá-los por porte, tamanho do pelo, raça, etc, pode ser uma boa estratégia.
Assim, você poderá encaminhar um conteúdo que de fato irá ajudar o cliente, como promoções, dicas, infográficos, etc. Desta forma, haverá uma proximidade maior entre as duas partes.
4. Dedique tempo para atendimento
É de suma importância que a empresa que utilizará a ferramenta a seu favor saiba como vender pelo WhatsApp de forma correta. E dar atenção às mensagens é essencial para não perder potenciais clientes ou até mesmo aqueles que já consomem seus produtos.
Afinal, uma pessoa que envia mensagem pelo aplicativo espera obter uma resposta rápida. Então designe uma pessoa para esta tarefa e também treine os demais colaboradores para realizarem um atendimento adequado pela aplicação.
5. Registre os estágios da venda
É válido para a empresa trabalhar o seu fluxo de contato utilizando o funil de vendas como base, ou seja, um consumidor que acabou de conhecer sua empresa não deverá receber os mesmos conteúdos de quem já está com você há bastante tempo.
Por isso, é importante que você crie um calendário de mensagens específico para cada estágio, desta forma, você conseguirá personalizar melhor o contato, podendo levar o cliente para a próxima etapa do funil de forma mais assertiva.
6. Divulgue o contato de WhatsApp
Não basta saber como vender pelo WhatsApp se você não divulgar seu contato. Por isso, compartilhe nas redes sociais, troque o número de telefone tradicional disponibilizado no site pelo número do whats.
Também é possível realizar a divulgação oferecendo “recompensas digitais”, ou seja, você dá alguma retribuição ao cliente, por ele ter passado o contato do WhatsApp em seus formulários ou conversa pelas redes sociais, podendo ser e-books, descontos, etc.
Viu só como o WhatsApp pode ser uma forma de alavancar e melhorar cada vez o seu atendimento? Quando utilizado de forma correta, ele facilitará o contato e poderá trazer ainda mais proximidade com o cliente.
Gostou do conteúdo? Descubra quais são as 7 técnicas de vendas para o seu petshop.