hotel para pets - hotel para cachorro

Hotel para pets: 5 passos para montar o seu

O número de animais de estimação nos lares brasileiros vem crescendo cada vez mais e, vamos falar a verdade? Quem não ama dar e receber carinhos desses bichinhos tão amáveis e fofos, não é mesmo? Algumas pessoas que moram sozinhas e viajam a trabalho ou famílias que vão passar férias em uma outra região podem encontrar dificuldades em deixar o cachorro ou gato com alguém, mas e se você disponibilizasse um hotel para pets a elas?

No texto abaixo, vamos te ensinar a como empreender nesse ramo e lucrar bem. Mostraremos 5 importantes passos para você abrir este comércio e garantir todo o conforto para os bichos e tranquilidade para os tutores. Boa leitura!

Faça um plano de negócios estruturado

Para garantir o sucesso do seu estabelecimento, é essencial que você elabore um plano de negócios muito bem estruturado, com todas as informações e possíveis cenários a serem encarados ao longo da jornada.

Um hotel para pets não é aberto do nada, você precisa realizar uma ampla pesquisa, para conhecer e definir bem o seu público-alvo e também estar por dentro do modo como a concorrência trabalha.

Este plano de negócios terá:

  • Cálculos de investimentos;
  • Localização do hotel;
  • Público-alvo;
  • Serviços a serem oferecidos;
  • Tabela de preços;
  • Demais informações que considerar relevantes.

Providencie a documentação necessária

É preciso ter algumas autorizações de diferentes órgãos para o funcionamento do seu hotel para pets e também para mostrar ao cliente que seu estabelecimento respeita as normas e leis necessárias para este tipo de negócio.

Obrigatoriamente, você deverá possuir uma licença da Vigilância Sanitária, para que a empresa seja aberta e funcione normalmente, afinal, cuidar dos animais de estimação exige um ambiente bem limpo e que não cause riscos nem aos pets nem aos funcionários.

Além disso, é válido entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber toda a documentação necessária para a abertura da empresa. Também precisará de um registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.


Crie uma estrutura adequada

Para receber os bichinhos de estimação sem nenhum aperto, é essencial que o seu hotel para pets possua um amplo espaço tanto na área interna, quanto na externa, assim, os animais ficarão mais confortáveis.

A estrutura deve conter, pelo menos:

  • Recepção;
  • Sala de recreação;
  • Ambiente para atendimento veterinário;
  • Espaço para banho e tosa;
  • Brinquedos e camas de diversos tipos e tamanhos;
  • Área aberta;
  • Canis e gatis individuais.

Além disso, você pode utilizar grades para separar os ambientes. Eles são importantes, pois alguns animais podem estranhar estar em um local novo, demorando um pouco para se sentirem mais à vontade.

A linha NF Pet Controle possui diversos modelos de cercadinhos, extensores e portões para controle de acesso, o que ajudará na maior segurança dos bichinhos. São vários tamanhos e cores disponíveis e o melhor, sem a necessidade de furar a parede, facilitando na colocação. Confira aqui.


Contrate profissionais bem qualificados

O número de funcionários do seu hotel para pets irá depender da quantidade de bichinhos que irá hospedar, mas é muito importante que você contrate profissionais com qualificação e experiência na área, para garantir o melhor atendimento possível tanto para os animais quanto para os tutores.

Contratar pessoas que gostam de pets é um diferencial, afinal eles irão passar o dia todo com eles, já que esse tipo de estabelecimento funciona 24h por dia e 7 dias por semana, então para um serviço eficaz é preciso gostar do que se está fazendo.

Basicamente você irá precisar contratar:

  • Recepcionista;
  • Veterinário;
  • Passeador;
  • Tosador;
  • Auxiliar de serviços gerais.

Ofereça outros serviços

Você não precisa apenas oferecer hospedagem em seu hotel para pets, é viável também criar uma lojinha para a venda de produtos, disponibilizar o serviço de “leva e traz”, adestramento, entre outros. Tenha um diferencial que irá fidelizar seus clientes.


Com o constante crescimento no número de animais de estimação nas casas das famílias brasileiras, ter disponível serviços voltados aos bichinhos, como o hotel para pet, traz muito mais tranquilidade aos tutores na hora de viajar ou trabalhar.

Continue lendo sobre o assunto, acesse nosso artigo e saiba o que um pet hotel deve oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *