alimentação para cachorro - comedouro para cachorro

Alimentação do cachorro: 5 dicas para rotina de refeições dos pets

A alimentação do cachorro é um dos principais cuidados que se deve ter ao se tornar tutor de um cãozinho, já que é por meio dela que o pet receberá a quantidade de nutrientes e proteínas para garantir que a saúde fique em dia.

Por este motivo, é importante que se crie uma rotina de refeições para os animais, a fim de garantir que este momento seja agradável, com o alimento sendo oferecido a eles da melhor forma possível.

Confira abaixo 5 dicas para se ter uma boa rotina de alimentação para o seu cachorrinho.

Alimentação certa

O primeiro passo para garantir a boa alimentação do cachorro é dar a ração que atenda a todas as necessidades nutricionais dele. Existem rações específicas para cada tipo de cãozinho, elas levam em consideração o porte e também a idade do pet.

Quantidade de ração correta

Escolhido o alimento correto para o seu bichinho, é hora de saber qual a quantidade ideal para dar a ele. Geralmente essa informação consta nas embalagens de ração e variam de acordo com o tamanho do cão.

O mais recomendado, para acertar na alimentação do cachorro, é procurar um veterinário, já que haverá uma avaliação individual, a fim de se definir a quantidade correta, de acordo com a necessidade calórica do animal.

Divisão das refeições

Aqui está a principal dica para se criar uma rotina de alimentação do cachorro. A ração não pode ficar disponível o dia todo para o pet. É preciso dividir a refeição diária, conforme a quantidade informada na embalagem da ração ou recomendada pelo especialista, em porções.

A refeição pode ser dividida em duas ou três, a depender do tamanho do animal. Lembre-se que o ideal é o horário de alimentação do cãozinho ser sempre o mesmo todos os dias, afinal, a ideia é criar uma rotina.

Alimente os cães separadamente

Caso você seja tutor de mais de um cachorro, a alimentação deverá ser feita separadamente, cada um com seu comedouro. Assim, evita-se brigas e estresse durante essa atividade tão importante para eles. Além disso, também se evita que um dos cãezinhos coma menos ou fique sem ração.

Escolha o comedouro adequado

Outra dica bem importante para que a alimentação do cachorro se torne um momento agradável para eles. É preciso utilizar o comedouro adequado para o animal. Existem opções ergonômicas, para que o cão fique numa posição cômoda ao comer.

Utilizando um comedouro elevado, que conta com modelos com regulagem de altura, é possível que o pet beba água ou coma a ração tanto sentado quanto em pé, sem a necessidade de abaixar tanto a cabeça.

Criar uma rotina de alimentação do cachorro é muito importante para que a saúde do pet fique em dia, já que isso evitará estresse e até ansiedade, já que o bichinho saberá o momento que irá comer.

É importante também que você não dê muitos petiscos ao cão, principalmente durante a fase de adaptação, já que isso poderá causar saciedade , fazendo com que ele não queira comer a ração.

Com essas 5 dicas você conseguirá fazer com que a rotina de alimentação do cachorro seja bem sucedida e que esse momento se torne agradável. Afinal, o horário certo e a qualidade da refeição são essenciais para manter a saúde do pet em dia.

Já que falamos sobre a alimentação do seu cachorro, confira nosso artigo sobre Comedouro ergonômico e os benefícios que ele traz ao animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *