Passear com o cachorro

Como passear com o cachorro sem preocupação?

Passear com o cachorro é um momento incrível, não é mesmo? Afinal, eles ficam tão entusiasmados que a gente até se contagia. Afora isso, a caminhada faz bem para a saúde física e mental dos bichinhos.

É comum ouvir donos reclamarem que seus animais estão hiperativos ou agressivos. Saiba que dar aquela voltinha também serve para acabar com esses problemas.

Ainda mais no caso de cães que vivem em apartamentos, com pouco espaço para os exercícios. Sem alguns cuidados, porém, uma atividade tão prazerosa pode trazer dor de cabeça: brigas com outros pets, atropelamentos, e até mesmo a perda do seu animalzinho são riscos reais, infelizmente.

Por isso, é bom ter cautela na hora de levar seu companheiro para a saidinha que ele tanto ama. Quer saber mais? Então veja neste post dicas interessantes para deixar seu amigo de patas contente sem nenhuma agonia. Acompanhe!

Tenha cuidado com o excesso de calor

Com a chegada do verão, é preciso ficar de olho nas altas dos termômetros. Sem glândulas sudoríparas para eliminar o calor, os cães fazem a transpiração pela saliva. Desse modo, a temperatura do corpo deles demora mais para cair. Por isso, preste atenção para seu pet não passar mal.

Uma boa alternativa é tosar os pelos bem curtinhos. Além disso, procure fazer suas caminhadas antes das 10 ou após as 16 horas. Nesse período, o sol não está a pino, e o clima costuma ser mais fresquinho. Veja mais algumas orientações:

  • ofereça água antes de sair para garantir a hidratação;
  • leve uma garrafinha de água e uma pequena tigela;
  • faça um percurso compatível com a raça e a idade. Um vira-latanão tem a mesma necessidade de se exercitar que um São Bernardo, por exemplo. Em geral, você deve passear com o cachorro entre meia hora e 60 minutos, de preferência duas vezes por dia;
  • escolha praças, áreas e parques bem arborizados para assegurar sombra no chão. O piso quente pode queimar as patinhas.

Leve um saquinho para recolher as fezes

Quem não quer ver seu cachorro feliz, não é mesmo? Mas os espaços públicos têm de ser respeitados. Não há nada mais desagradável do que donos que não recolhem a sujeira que seus cães deixam pelo caminho.

Afora a questão da consciência, saiba que algumas cidades multam os proprietários de pets que não coletam o cocô. São exemplos capitais como São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza. Assim, sempre carregue uma sacolinha de plástico para não passar apuros ao passear com o cachorro.

Saiba utilizar a coleira

Os cachorros precisam aprender a andar na coleira. Do contrário, eles acabam puxando o dono e, dependendo da raça, isso pode significar quedas graves dos tutores.

Para seu pet obedecer, pare a caminhada toda vez que ele puxar a guia. Fique imóvel por um ou dois minutos. Depois, recomece com um percurso em ziguezague. Assim, ele vai entender aos poucos que você está no comando.

Livre-se do risco de perder seu cão

Perder seu cãozinho seria um grande pesadelo, não é mesmo? Quem tem uma relação próxima com esses amigos peludos os trata como filhos. E é fato: nenhuma mãe quer seus rebentos em risco!

E se você pudesse aproveitar um passeio no parque com seu cachorrinho para ler um livro, fazer um piquenique ou até mesmo apreciar a paisagem? Pode ser o momento perfeito para se dar um tempo de lazer também. Afinal, depois de caminhar, seu cão provavelmente ficará cansado e calmo.

Pois saiba que estamos lançando no mercado pet um saca-rolha de proteção canina. Isso mesmo! Assim como o abridor de garrafas, esse equipamento tem uma haste em formato espiral que pode ser fincada com muita segurança na terra e na areia. Ou seja, dá até para levar para o campo ou para a praia.

Funciona assim: você pressiona o apetrecho contra o solo (com a parte espiral) e o gira até ele ser enterrado no ponto escolhido.  Em seguida, conecte a coleira à alça que ficará na superfície. O comprimento é mais alongado do que o saca-rolha comum para garantir estabilidade.

Assim, mesmo que seu pet corra, ficará sempre bem pertinho. Você também pode deixar seu amigo com uma guia mais longa.  Dessa forma, ele terá bastante mobilidade, mas não sairá da sua vista. Trata-se de um aparelho leve, que você pode carregar na bolsa, e também bastante resistente.

Passear com o cachorro, portanto, é mesmo uma delícia. Talvez seja um dos melhores momentos que você vai ter com seu cãozinho.

Além de deixar seu amigo muito feliz, leva-lo para caminhar evitará comportamentos destrutivosCom cuidados e equipamentos adequados, você garante passeios seguros e inesquecíveis. O que achou do nosso artigo? Deixe seu comentário no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *