mulher banhando cachorro

Como motivar funcionários do petshop? Saiba já!

Saber como motivar funcionários pode fazer toda a diferença no sucesso de um petshop. Aliás, essa habilidade impulsiona qualquer tipo de negócio. Afinal de contas, trabalhar com entusiasmo e alegria deixa o clima bem mais positivo na loja.

Na verdade, a maioria dos empreendedores reconhece a importância desse estímulo. No entanto, com a correria do cotidiano, muitos acabam deixando a tarefa de lado. Em outros casos, simplesmente o gestor não tem a menor ideia de como motivar os funcionários.

Contudo, isso é possível e não exige necessariamente um investimento financeiro. Quer saber mais? Então confira este post!

Por que um funcionário motivado é importante?

Um funcionário motivado rende mais, o que gera mais lucro para a empresa. Isso vale para qualquer ramo, inclusive o mercado pet.

Para se ter uma ideia, a consultoria Right Management realizou pesquisa com 30 mil lideranças corporativas de 15 nacionalidades diferentes. Nesse levantamento, foram ouvidos 10 mil brasileiros. Sabe qual foi o resultado?

Os funcionários que recebem alguma política de motivação são 50% mais produtivos. Diante disso, imagine a seguinte situação: o empresário investe um dinheirinho para melhorar a fachada do petshop.

A obra fica linda, a loja chamativa, mas ao entrar no local, o consumidor encontra um vendedor mal-humorado ou despreparado. Concorda que o dinheiro é praticamente jogado fora? Por essa razão, vale a pena se dedicar a descobrir como motivar funcionários.

Como motivar funcionários na prática?

Como você já deve ter percebido, a motivação dos colaboradores é importantíssima para o andamento das operações. Quando se fala em vendas, esse ânimo extra é ainda mais transformador.

Afinal de contas, vender exige talento, paciência e estudo sobre os produtos comercializados. Por isso, preparamos algumas dicas para você aprender como motivar funcionários de um jeito simples. Confira!

Conceda boas oportunidades

Para aqueles funcionários mais habilidosos e dedicados, vale a pena aplicar uma política de retenção de talentos. Isso pode incluir folgas, prêmios em dinheiro e até mesmo uma boa promoção.

Além disso, ao delegar as tarefas e cargos, leve em conta a personalidade de cada colaborador. Por exemplo: uma pessoa pode ser muito experiente em acessórios para animais de estimação, mas ter um jeito de ser mais tímido. De repente, alguém com esse perfil será melhor aproveitado no controle de estoque.

Elogie o trabalho bem-feito

Elogiar um bom desempenho não custa nada para o empresário e faz toda a diferença. Por esse motivo, fique atento para, de vez em quando, parabenizar aqueles que batem as metas, nem que seja com um simples “muito obrigado”.

Aposte em cursos de qualificação

Um dos segredos de como motivar funcionários é investir em capacitação profissional. Ao fazer isso, o trabalhador tem uma sensação maior de pertencimento à empresa. Assim, custeie palestras técnicas, ajude a pagar a faculdade ou promova workshop sobre atendimento ao cliente.

Essa tática traz bons resultados tanto para o profissional como para a gestão de petshop. Por esse motivo, que tal planejar a qualificação da equipe? Quem sabe um curso de vendas online? Afinal, seria perfeito para este momento de pandemia.

Ofereça condições adequadas de trabalho

A equipe precisa de um ambiente limpo, organizado e com boa iluminação. Assim, garanta um espaço agradável para o time e para os consumidores.

Além disso, lembre-se de que até mesmo a forma de repor os itens nas prateleiras incentiva seu time a vender mais. Por exemplo: os produtos mais vendidos em petshop não devem faltar na loja.

Desse modo, o empresário faz a sua parte, deixando as condições mais favoráveis para o êxito dos negócios.

Dê feedbacks constantemente

Faça com que os feedbacks entrem para a sua rotina. Ou seja, uma vez por semana ou mês, pare para conversar com sua equipe. Assim, aponte quais são as mudanças necessárias e o que fazer para alcançá-las objetivamente.

Planeje eventos sociais para o pós-pandemia

Os colaboradores adoram eventos sociais: churrasco, festas de comemoração, aniversário etc. No entanto, por causa da pandemia da Covid-19, não é bom que eles aconteçam neste momento.

Contudo, nada impede seu petshop de iniciar o planejamento desse calendário. Afinal de contas, depois de tudo que o coronavírus ocasionou, as pessoas valorizarão ainda mais esses encontros informais e humanizados.

E você? Conseguiu entender direitinho como motivar funcionários? Bom, não faltam recursos para colocar seu pessoal na vibração positiva do “vamos para cima”! Assim, é possível ampliar as vendas e o faturamento.

Mas sabe o que deixa mesmo um vendedor com água na boca e feliz? Produtos fáceis de vender!!!! Por esse motivo, que tal conhecer um fornecedor exclusivo, com itens bonitos, seguros, duráveis e práticos?

É simples: leia também o artigo que apresenta os produtos para petshop da NF Pet!

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