Descobrir como encantar o cliente é um grande desafio. No entanto, como toda situação difícil, no final, saímos melhores do que entramos. Muitas vezes, ficamos cheios de dúvidas, com a sensação de não saber muito bem por onde começar. Afinal, o público de petshop é exigente, e a concorrência é alta.
Porém, pense nessa dificuldade como uma chance de inovar na gestão de petshop. Assim, priorize uma experiência de compra diferenciada e acolhedora.
Com o tempo, você pode melhorar o que der certo e descartar as ações que não funcionarem. Mas o que fazer primeiro? Quer mesmo saber? Então confira neste post nossas 5 dicas especiais!
1. Conheça o perfil do público
Crie mecanismos para estudar o perfil dos consumidores de modo permanente. Dessa forma, essas análises vão fazer parte da rotina da sua loja ou rede, permitindo visualizar fatos interessantes sobre o comportamento das pessoas. Por exemplo: dá para montar listas com os nomes mais lucrativos para o negócio e lançar campanhas especiais para esses consumidores.
Nesse sentido, uma ideia é estabelecer iniciativas de fidelização, como os programas de pontos por cada compra. Conforme o cliente fizer novas aquisições, ele vai ganhando mais e mais vantagens exclusivas: brindes, descontos, condições especiais para pagar etc.
Essas pesquisas permitem um aperfeiçoamento do controle de estoque, já que será possível reabastecer em sincronia com o perfil de vendas. Afinal, bastará consultar as preferências dos clientes no histórico comercial.
2. Capriche na recepção
Você já deve ter ouvido falar sobre aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, nada melhor do que aproveitar o primeiro contato para mostrar aquilo que seu estabelecimento tem de melhor.
Trazendo para a realidade do mercado pet, prefira cores claras do que as vibrantes. Afinal, as tonalidades mais suaves ajudam a acalmar os animais e evidenciam os cuidados do petshop com higiene e limpeza.
Se possível, permita que o cliente tenha visão do que acontece no banho e tosa da sala de espera. Essa pequena medida é ótima para sinalizar transparência no atendimento e o carinho a mais com os peludos. Janelas de vidros entre recepção dos tutores e o local de atendimento dos pets resolvem muito bem esse pequeno mimo.
3. Ofereça um atendimento com responsabilidade ecológica
Outra estratégia de como encantar o cliente do mercado pet é ter um atendimento voltado às causas ambientais. Nesse sentido, não é preciso gastar muito, já que pequenas medidas no cotidiano fazem a diferença no poder de competitividade.
Afinal, ações de uso consciente dos recursos proporcionam economia e combatem os desperdícios. Geralmente, quem gosta de animais se preocupa com as questões ecológicas. Por essa razão, uma postura mais engajada nesse tema ajuda a cativar esse público. Veja algumas dicas de práticas “verdes” no petshop:
- Utilize produtos biodegradáveis;
- Aproveite a água da chuva para a limpeza (não precisa de sistema sofisticado de captação: pequenos baldes são o suficiente para coletar a água da chuva e lavar o piso e os banheiros, por exemplo);
- Faça a coleta seletiva do lixo;
- Instale duchas econômicas;
- Tenha um programa para o uso consciente da energia elétrica.
4. Proporcione um ambiente ideal para fotos
Você pode ter uma sala com painéis temáticos desmontáveis para os clientes tirarem fotos dos pets e postarem em suas redes sociais. Essa é uma tática que aumenta o tempo de permanência do consumidor dentro da loja. Ou seja, consequentemente, a chance de ele comprar mais também amplia.
Isso sem falar que essa é uma estratégia de marketing para petshop com um custo-benefício bastante vantajoso. Afinal, os clientes podem compartilhar as imagens nas redes, gerando maior visibilidade na internet, com quase nada de investimento. Ah: aproveite para deixar nesse espaço alguns acessórios, petiscos e brinquedos para os amigos peludos.
5. Dê apoio às feiras de adoção
Outra forma poderosa de como encantar o cliente na área pet é de fato ter uma preocupação legítima e atuante com os animais. Nesse contexto, oferecer suporte para ONGs organizarem feiras de adoção é uma excelente alternativa.
Assim, você pode financiar esses eventos, ceder o espaço ou apenas dar desconto em ração e remédios para as famílias que levarem um bichinho para casa. Além de ser um método eficaz de como encantar o cliente, os adotantes serão sempre novos consumidores em potencial. Ou seja, fique de olho nesse público!
Portanto, saber como encantar o cliente no mercado pet tem mais a ver com sensibilidade e criatividade do que com grandes investimentos. Assim, pense em ideias para surpreender tutores e animais. Desse modo, mais do que uma loja, seu petshop será palco de momentos inesquecíveis entre os bichinhos e seus donos.
Agora, de nada adianta tudo isso sem uma equipe de vendas preparada. Nesse contexto, que tal aprender um pouco sobre a capacitação de vendedores para o setor? É simples: leia também nosso artigo que mostra 7 técnicas de vendas incríveis para seu petshop!