A falta de um olhar estratégico para o dinheiro que circula no pet shop, muitas vezes, acaba na falência desse negócio. Infelizmente, tal fracasso pode acontecer mesmo com uma boa demanda de clientes. Por esse motivo, os empresários e profissionais da área devem prestar atenção na gestão de finanças.
Afinal, não adianta ampliar as vendas do pet shop se suas despesas aumentarem em um ritmo mais veloz. Mas como fazemos para evitar contratempos econômicos?
Bom, na gestão de finanças, não adianta querer inventar a roda. Dessa forma, são ações básicas, mas que precisam ser feitas com disciplina. Assim, providencie o controle de estoque, faça uma supervisão do fluxo de caixa e precifique com objetividade.
Ainda em dúvidas sobre gestão de finanças? Então veja neste post nossas dicas para equilibrar as contas do seu pet shop!
Selecione as despesas fixas e as variáveis
A primeira etapa da gestão de finanças é somar as despesas permanentes do pet shop. Para isso, coloque na ponta do lápis os gastos que acontecem mês a mês. Esse valor vai dar um parâmetro para definir a quantia mínima de lucro necessária. Acompanhe a seguir alguns exemplos:
- Locação do imóvel;
- Salário dos colaboradores;
- Consumo médio de água e eletricidade;
- Gastos com internet.
Além dos desembolsos fixos, você deve calcular os gastos emergenciais. Nesse caso, pode ser o conserto de um equipamento, a manutenção de um veículo ou até mesmo cobrir a inadimplência. Com a média de pagamentos variáveis em mãos, você pode separar essa quantia e preparar melhor o pet shop para os momentos de crise.
Controle o fluxo de caixa
Pode até parecer óbvio, mas o controle do fluxo de caixa é essencial na gestão de finanças. Isso porque ele será o espelho da sua situação financeira. Ou seja, com um caixa cujas informações não são apuradas direito, você terá distorções na visão do que está acontecendo.
Portanto, providencie formas de controlar o caixa diariamente, com alta precisão. Além disso, é bom que esses informes fiquem sempre à mão para consultas rápidas.
Com esse cuidado, você terá mais segurança para fazer promoções e para facilitar o pagamento dos consumidores. Desse modo, é possível complementar suas estratégias de fidelização dos clientes.
Faça uma gestão de estoque de qualidade
Muitos empreendedores e gerentes do mercado pet se esquecem que as mercadorias armazenadas representam dinheiro imobilizado. Por essa razão, produtos encalhados devem ser submetidos a liquidações. Além disso, no futuro, evite comprar artigos que tenham sido rejeitados pelos clientes.
Boa parte dos líderes de gestão de finanças vem optando por softwares especializados em administração do estoque. Assim, por meio dessas tecnologias, se torna viável monitorar tudo que entra e que sai.
O estoque é um termômetro do perfil de consumo e pode ser usado para as próximas compras. Desse maneira, faça um ranking com os produtos com mais saída, aqueles que são os preferidos dos clientes. Se a ração for a campeã, avalie investir mais nesse setor, por exemplo. Caso o bebedouro de cerâmica seja um dos mais procurados, compre mais desse item.
Precifique com inteligência comercial
A precificação está diretamente ligada à gestão de finanças. Isso significa que você não deve estabelecer valores simplórios nem gananciosos demais. Caso você trabalhe com valores muito acima de sua concorrência, poderá ter a sua competitividade atingida em cheio.
Da mesma forma, um preço baixo, mas muito próximo do mínimo necessário para cobrir seus custos é bem perigoso.
Portanto, embora seja uma área com enorme potencial, o mercado pet também exige a lição de casa administrativa. Porém, com essas dicas de gestão de finanças, será mais simples acompanhar a movimentação sem perder nada de vista.
Além disso, você terá subsídios para planejar alterações no seu quadro financeiro. Isso pode ser feito com um plano de aumento de vendas. Quer saber mais? Então leia também nosso post que conta as tendências e ideias para pet shops em 2020!