Cachorro sorrindo no banho com espuma

Como montar um banho e tosa no pet shop!

Se você tem interesse em aumentar as vendas do pet shop, mas ainda não encontrou a saída, aprender como montar um banho e tosa poderá ser bastante útil. Afinal, os consumidores querem encontrar de tudo em um único lugar e com o mercado pet não é muito diferente.

Isso porque as pessoas têm cada vez menos tempo, não é mesmo? Entretanto, não basta dispor de dinheiro em caixa para acertar nesse tipo de aporte. Mais do que o capital, é indispensável entender um pouco de gestão de finanças e da questão operacional que envolve esse departamento. No entanto, preparamos para você algumas dicas incríveis sobre como montar um banho e tosa. Ficou com curiosidade? Então venha com a gente e saiba como alavancar as vendas de uma vez por todas!

Invista na mão de obra

Por se tratar de serviços, o banho e tosa de pets demanda muito da equipe. Por essa razão, procure profissionais experientes e que tenham o perfil adequado. Desse modo, simpatia com os donos e amor pelos bichinhos serão essenciais.

Mais um ponto importante na sua lição de como montar um banho e tosa: lembre-se de manter uma política para reter os talentos da loja. Assim, você pode premiar os funcionários mais elogiados, por exemplo. Esse bônus pode ser em dinheiro ou mesmo em folgas. Dessa forma, você estará mais preparado para enfrentar a concorrência, que é bastante acirrada no mercado pet.

Confira os documentos necessários

Infelizmente, quando falamos em como montar um banho e tosa, assim como qualquer outro negócio, será preciso lidar com questões burocráticas. Seria ótimo se o empreendedor pudesse focar apenas nos animais, concorda?

Mas essa não é a realidade. Por esse motivo, verifique na Prefeitura se o seu pet shop pode mesmo abrir um banho e tosa no endereço desejado. Esse passo é importante para consultar a lei de zoneamento, que é diferente em cada cidade. Depois, você deve pedir um alvará de funcionamento junto à administração municipal.

Além disso, também será preciso cumprir algumas imposições da Vigilância Sanitária. O espaço do banho, por exemplo, precisa ficar isolado do restante do estabelecimento. Outros itens obrigatórios são a ventilação, a iluminação natural e uma área mínima de 2,70 metros quadrados.

Esse órgão fiscalizador exige ainda que a água utilizada escorra diretamente para a tubulação de esgoto. Também faz parte das obrigações o revestimento lavável, que pode ser porcelanato ou azulejo, entre outros materiais fáceis de higienizar.

Por fim, procure o Corpo de Bombeiros para que seja feita uma inspeção a respeito das condições de segurança. Caso tudo esteja nos conformes, a corporação emite o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Se tiver dúvidas, peça ajuda no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Conheça as características de cada raça

Mais uma questão importante de como montar um banho e tosa é saber atender adequadamente cada tipo de raça. Afinal, tosar os pelos lisos de um Yorkshire não é o mesmo que cortar os pelinhos enroladinhos de um poodle.

Além do mais, o comportamento influencia muito na hora do banho, já que muitos cães simplesmente odeiam a água. Desse modo, o time deve saber como agir com pets assustados e hiperativos.

Tal cuidado também vale para outras características. Por exemplo: banho em pet shop para filhotes não se dá do mesmo jeito que em cachorros ou gatinhos mais idosos ou obesos. Por fim, o acabamento deve ser impecável: capriche nos lacinhos e gravatinhas. Afinal, quanto mais fofos os peludos voltarem para seus donos, mais você vai fidelizar os clientes.

Escolha a área adequada

Aqui vai mais um segredinho de como montar um banho e tosa no seu pet shop: encontre a área mais propícia dentro do estabelecimento. Nesse sentido, lembre-se de que o local do banho tem que ficar isolado.

Outro ponto crucial são as instalações elétricas e hidráulicas. Desse modo, verifique o espaço que vá exigir menos obras e reformas para que móveis sejam acomodados e equipamentos operem. Prefira lugares silenciosos, sem excesso de umidade nem risco de os animais fugirem.

Descubra quais equipamentos comprar

Quando pensamos em como montar um banho e tosa, é quase inevitável não ter dúvidas sobre a tecnologia necessária. Diante disso, saiba que os três principais aparelhos utilizados são os secadores, sopradores e as máquinas de tosar. Dessa forma, pesquise por equipamentos de qualidade e que ofereçam ergonomia para os colaboradores. Afora esses itens, a mesa e a banheira devem ser amplas e bastante resistentes. Assim, elas suportarão animais de vários portes e perfis, até mesmo aqueles mais agitados e alvoroçados.

Portanto, entender como montar um banho e tosa não é nada difícil. Para tanto, basta um pouquinho de organização e paciência. Assim, você vai conseguir inovar de um jeito seguro e bastante lucrativo.

Quer mais dicas de como agitar seu movimento e atrair mais clientes? Então leia também nosso post com os eventos para pet shop em 2020!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *