Para qualquer investimento em publicidade dar certo, é preciso conhecer o público-alvo a fundo. Com o marketing para pet shop acontece o mesmo, com um diferencial: o cliente é “dois em um”.
Como assim? É o que você deve estar se perguntando, não é mesmo? É que o empresário do mercado pet tem que agradar a humanos e aos bichos ao mesmo tempo. Por esse motivo, estude as necessidades dos animais que frequentam a sua loja, bem como as de seus tutores.
O marketing para pet shop tem grande potencial por um motivo bem simples: as pessoas são loucas por seus pets e fazem tudo por eles! Nesse cenário, que tal alavancar as vendas com estratégias de marketing para pet shop? É só conferir este post!
O que é o marketing para pet shop?
O marketing para pet shop é uma série de ações para potencializar o desempenho comercial de um estabelecimento do ramo pet. Mas como fazer ele funcionar na prática? Geralmente, é preciso produzir pesquisas de mercado, criar design para a loja física e para os canais digitais, executar campanhas publicitárias e por aí vai.
No final, as mercadorias e os serviços devem se alinhar ao gosto do seu público, tanto àquele com cartão de débito ou crédito como àquele outro, que tem quatro patas. Além disso, é importante ressaltar a necessidade constante desse investimento. Assim, mesmo quando o negócio vai muito bem, o ideal é sempre buscar a melhoria.
Por que ele é importante?
Primeiramente, o marketing para pet shop ajuda a dar mais visibilidade e credibilidade para o estabelecimento. Na prática, ele chama a atenção de novos clientes e fideliza os consumidores atuais.
Mais uma função interessante: retomar os laços com clientes perdidos, que há muito tempo não retornam. Além disso, toda vez que você quiser impulsionar as vendas — por causa de uma data comemorativa, por exemplo —, o marketing para petshop lhe será útil.
Afinal, sabemos que sobram razões para investir no mercado pet, já que o setor apresenta crescimento nos últimos anos. Contudo, a concorrência é acirrada, algo que exige preparação.
Como alavancar as vendas com o marketing para pet shop?
Ofertas, produtos exclusivos e novidades de mercado são fatores que interferem na decisão dos donos de animais de estimação. Nesse contexto, o marketing para pet shop permite concretizar essas ações, incorporando essas medidas no dia a dia. Veja a seguir algumas dicas para começar sua estratégia!
1. Estabeleça convênios com ONGs
Para a maioria dos tutores, as ações em defesa dos animais são preciosas e bem-vistas. Diante disso, a responsabilidade social pode e deve ser explorada.
Dessa forma, uma parceria com entidades que atendem os bichinhos é excelente para divulgar seu nome. Assim, organize feiras de adoção e campanhas para conscientizar a posse responsável.
Caso tenha condições, patrocine mutirões de castração, de vacinação e até mesmo de banho e tosa para cães de rua. Essas iniciativas têm muito apelo junto ao público pet.
2. Conquiste visibilidade nas redes sociais
Outra dica é ter redes sociais atualizadas e dinâmicas, sempre recheadas de interações e novidades. Assim, o pulo do gato não é estar em um milhão de redes. O segredo é movimentar bem os perfis certos.
Desse modo, se você não entende nada de marketing para pet shop, pode começar com o Facebook e o Instagram. Nessas páginas, publique vídeos de animaizinhos fofos, fotografe o antes e depois dos cachorrinhos, crie competições de pets mais bonitos entre seus clientes etc.
Mais um ponto positivo para as redes: elas são excelentes para as vendas online, já que aumentam o ritmo do movimento dos consumidores no digital.
3. Crie ofertas promocionais
O brasileiro é apaixonado por pets, e todo mundo sabe disso. Mas outra coisa que deixa a nação sorridente é uma boa oferta. Além disso, as promoções para pet shop são um jeitinho de chamar a atenção nas redes sociais.
Afinal, você vai apresentar novidades e movimentar suas páginas. Contudo, tenha realmente preços bons para praticar ou então atrações quentes, como produtos exclusivos. Para isso, será essencial manter contato com os melhores fornecedores do mercado pet.
4. Aproveite o e-mail marketing
O e-mail é um recurso muito eficiente no marketing para pet shop. Afinal, todo mundo ainda usa essa ferramenta, principalmente quando está no trabalho. Além disso, esse é um canal com uma comunicação direta e individualizada. Acredite: o cliente aprecia muito se sentir especial. É aí que você pode aproveitar para impulsionar as vendas!
Assim, faça fotos de um cãozinho durante o banho e depois mande para o cliente via e-mail. Mais uma ideia: envie parabéns nos aniversários! Ou que tal mandar lembretes para avisar quando a ração estiver acabando? Sim, é possível fazer esse cálculo com base na média diária de consumo do animal.
Portanto, não faltam formas diferentes para aproveitar o marketing para pet shop no seu negócio. Assim, com algumas medidas até econômicas, é possível cavar o seu espaço nesse setor.
Embora o mercado pet venha em uma linha contínua de crescimento nos últimos anos, a concorrência na área é alta. Você sabe disso! Bom, agora que tal aprender mais dicas para alavancar as vendas? É fácil: leia também o post “Promoção para petshop: confira 5 dicas”!