por que cachorro uiva

Por que cachorro uiva? Saiba o que pode significar!

Do mesmo modo que os seres humanos tiveram origem a partir de primatas, os cães são descendentes de lobos. Nesse contexto, nossos fofinhos amigos peludos, que hoje enchem nossas vidas de afeto, contam com uma semelhança incrível com esse poderoso predador. Assim, se você anda se perguntando por que o cachorro uiva, saiba que tal hábito nasceu há milênios e se relaciona com esse parentesco.

No ambiente selvagem, esses mamíferos da família dos canídeos uivam para marcar território e espantar os inimigos. Mas, então, por que seu doce cachorrinho emite um som tão feroz?

Basicamente é para se comunicar, tanto com seus tutores como com outros animais. Porém, assim como acontece quando os gatos ronronam, esse barulho pode ter diversos significados. Quer mesmo saber por que o cachorro uiva? Então venha com a gente!

Descobrir por que o cachorro uiva ajuda a notar problemas de saúde

O primeiro conselho é prestar muita atenção quando esse urro persiste por vários dias. Isso porque o cachorro uiva quando está com dor. Dessa forma, tal conduta pode ser a consequência de uma doença ou lesão.

Além disso, dependendo da idade do cão, existe a chance de o ruído ser um sintoma de disfunção cognitiva canina, conhecida como a demência do cão.

Em outras palavras, quando o pet fica ganindo por horas a fio, leve-o a uma consulta veterinária para garantir o bem-estar do animal.

Alertar outros cães é um dos motivos desse barulho

No misterioso universo das florestas, os lobos de uma matilha urram para espantar animais da mesma espécie, mas que não pertencem a matilha. Do mesmo jeito, os cães podem fazer esse barulho quando notarem outros bichos perto ou dentro de seus territórios.

Quando isso acontece, o recado é claro para o “invasor” ou “forasteiro”: mantenha distância daquele lugar, já que o espaço em questão tem donos, e eles são perigosos.

Em outras palavras, entender por que o cachorro uiva exige uma viagem pela evolução genética e comportamental.

Chamar a atenção das fêmeas também pode ser a razão desse som

Se seu cãozinho não for castrado, fique atento com as fêmeas no cio porque o cachorro uiva para chamar a atenção delas. Afinal, é um instinto de encontrar uma forma de se reproduzir e, assim, assegurar a continuidade da espécie.

Sentir desconforto e solidão são fatores por que o cachorro uiva

No quesito por que o cachorro uiva, vale lembrar que pode ser apenas para pedir alguma coisa, como quando os pets sentem frio, querem beber água ou simplesmente estão sem comida na tigela.

Outro motivo para esse agudo gritinho é a solidão. Quando ficam tempo demais sozinhos sem os donos, os cachorrinhos tendem a uivar e veja que dó: isso ocorre por conta de tédio, ansiedade e frustração!

Saber a origem do urro exagerado é a melhor solução

Como o cachorro uiva por diversos motivos, cabe aos donos ficarem de olho em qual é a razão e o tipo de ganido. Dessa forma, se for por causa de muito tempo sem companhia, brinquedos e acessórios ajudarão a distrai-lo até que você volte para a casa.

Por outro lado, se a razão é uma rua muito barulhenta, com trânsito e intensa circulação de pessoas, uma música para o cãozinho relaxar será bastante eficiente.

Assim, será possível acalmar o cachorro, e a tendência será que ele pare com tal costume. Agora, se o problema não se resolver, leve ao veterinário e considere contratar serviços de adestramento!

E aí? Deu para entender direitinho por que o cachorro uiva? Como você já deve ter notado, não faltam motivos e contextos capazes de desencadear esse som agudo. Afinal, isso pode acontecer para atrair uma companheira no cio, para afugentar outros cães ou simplesmente para reclamar de fome ou sede.

Viu como é interessante o comportamento animal? Quer saber mais sobre o fascinante universo dos pets? Então leia também nosso artigo que conta se cachorro e gato podem conviver juntos!

One thought to “Por que cachorro uiva? Saiba o que pode significar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *